Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Vereador sugere instalação de bibliotecas no projeto ‘estação do conhecimento’
Início do conteúdo da página

Vereador sugere instalação de bibliotecas no projeto ‘estação do conhecimento’

Publicado em Terça, 08 de Setembro de 2015, 21h00 | Voltar à página anterior

“Um dos direitos assegurados aos cidadãos é o da educação, e como a prática da leitura é uma das maneiras de se educar em termos de conhecimentos, acreditamos que a implantação das quatro bibliotecas será de fundamental importância para o desenvolvimento cultural na vida do ser humano”, explicou o vereador Charles Borges.

 

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (8), o parlamentar apresentou o Requerimento n° 36/2015, que sugere à Secretaria Municipal de Educação a instalação de quatro bibliotecas nos bairros Casas Populares, da Paz, Cidade Nova e Altamira.

Conforme ressalta a proposição, a implantação poderá ser em uma escola de cada complexo, exceto no Bairro Cidade Nova, que já existe, sendo necessária apenas a repotencialização, visto que o acervo encontra-se defasado e em decadência.

O requerimento tem ainda o objetivo de incentivar fortemente o hábito pela leitura e construção da literatura local, como formas de oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os cidadãos parauapebenses, bem como atender a uma das exigências do Ministério da Educação (MEC), que em seu Plano Ações Articuladas (PAR) determina que os municípios desenvolvam programas de incentivo à leitura e cultura.

De acordo com Charles Borges, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC colocou à disposição dos municípios instrumentos eficazes de implementações de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

O Plano de Metas Compromisso todos pela Educação, instituído pelo Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007, é um programa que busca consertar a atuação dos entes federados sem ferir a autonomia, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais.

Segundo ainda o vereador, trata-se de um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, que compartilha competências em um plano de metas concretas e efetivas; competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

As bibliotecas a serem implantadas fazem parte do projeto denominado “Estação do Conhecimento”, também proposto por Charles. A proposição foi aprovada pelo parlamento e será encaminhada ao Poder Executivo para possível implementação. (Josiane Quintino / Ascom CMP)

Fim do conteúdo da página