Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Vereador sugere ampliação da rota do transporte público coletivo
Início do conteúdo da página

Vereador sugere ampliação da rota do transporte público coletivo

Publicado em Domingo, 20 de Setembro de 2015, 21h00 | Voltar à página anterior

A ampliação da rota do transporte público coletivo municipal foi solicitada pelo vereador Bruno Soares(PP)por meio do Requerimento n° 39/2015, durante a sessão ordinária da última terça-feira, 15 de setembro.

 

Segundo o parlamentar, os usuários de transporte público residentes no Bairro Casas Populares I o procurou para informar que há alguns meses a rota do transporte coletivo teve alterações, deixando de passar pelo Bairro Casas Populares I.

“Os moradores deste bairro, após alteração do percurso do transporte, têm que se deslocar a um ponto de parada distante, situado no Bairro Altamira, em frente ao posto de saúde, deixando os usuários muito inseguros durante o período noturno”, contou Bruno Soares.

 

Sinalização vertical e horizontal

O vereador também colocou para apreciação em plenária a Indicação n° 75/2015, que solicita a sinalização vertical e horizontal de vagas de estacionamentos destinadas exclusivamente a veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência, com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e lactantes, bem como a instalação e sinalização de rampas de acesso nas calçadas dos logradouros onde houver órgãos e equipamentos públicos de uso coletivo.

A Lei Federal n° 10.098/2000, que dispõe normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção, estabelece a obrigatoriedade de reservar 2% das vagas em estacionamento de uso público para serem utilizadas exclusivamente por veículos que transportem pessoas com dificuldade de locomoção.

“O cumprimento dessa norma é muito imprescindível em nosso município, pois a frota de veículos vem crescendo aceleradamente e os estacionamentos públicos nas principais vias estão constantemente congestionados, causando transtornos para os portadores de necessidades especiais e de locomoção quando não conseguem estacionar próximo do estabelecimento comercial ou órgão público que precisam ir”, destacou o vereador.

Bruno Soares lembrou que a maioria das principais vias e órgãos públicos também não possui rampas de acesso, dificultando mais ainda a acessibilidade. “A acessibilidade é um direito garantido. Não é um favor que fazemos. Respeitar os direitos é não excluir estas pessoas do nosso convívio, mas permitir que tenham acesso às escolas, prédios públicos, aos locais de culto e ao lazer, cabendo ao Poder Executivo municipal providenciar mecanismos de inserção dessas pessoas em nossa cidade”, finalizou.

Por entender que as proposições são fundamentais para a locomoção na cidade, o parlamento aprovou as propostas unanimemente e as mesmas serão encaminhas à administração municipal e ao coordenador do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Glauber Mota, para análise e possível readequação. (Josiane Quintino / Ascom CMP)

Fim do conteúdo da página