Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Câmara homenageará representante da indústria da construção com Comenda de Cidadão Honorário
Início do conteúdo da página

Câmara homenageará representante da indústria da construção com Comenda de Cidadão Honorário

Publicado em Quarta, 07 de Outubro de 2015, 21h00 | Voltar à página anterior

Foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº003/2015, de autoria do vereador Bruno Soares, que concede a Comenda de Cidadão Honorário ao senhor Francisco Canindé Dantas, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Leve e do Mobiliário de Parauapebas (Sinticlepemp).


Canindé é natural de Jaguaribe, no Ceará, mas mora em Parauapebas desde 1990, com forte atuação no ramo da construção civil. Exerceu cargos diversos no Sindicato da Construção Civil (Sinticomp), até ser eleito presidente em março de 1999, e posteriormente reeleito por mais três mandatos consecutivos, encerrando sua gestão em fevereiro de 2015. Entretanto, ainda permanece na diretoria da entidade.

Durante a gestão de Canindé, a entidade obteve conquistas marcantes para a categoria. Elevou o Sinticomp a Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Leve e do Mobiliário de Parauapebas, aumentou a sede da entidade, ampliou os benefícios para os trabalhadores e participou de forma efetiva nas lutas da classe pela garantia de direitos. Essas ações fizeram o sindicato se tornar uma das entidades sindicais mais atuantes e combativas do Pará.

“Diante da importância das causas enfrentadas e alcançadas com sucesso pelo senhor Francisco Canindé, quando presidente do Sinticlepemp, defensor dos trabalhadores, solicito esta homenagem, atendendo também a um pedido da própria categoria”, relatou Bruno Soares.

O projeto foi aprovado por unanimidade entre os vereadores, passará por uma segunda votação e posteriormente será agendada a data para entrega da comenda.

Obras

Bruno Soares apresentou mais duas proposições na última sessão. A primeira foi o Requerimento nº 045/2015, reiterando uma solicitação feita ainda em 2014 pelo vereador Josineto Feitosa, na qual pedia a realização de obras de saneamento básico e pavimentação asfáltica nas ruas do Bairro Nova Vida II.

“Os moradores continuam com enormes dificuldades de acesso às suas residências, devido à precariedade que se encontram as ruas. Isso fez com que eles nos procurassem, pedindo intervenção junto à prefeitura para efetiva realização das obras de infraestrutura”, informou Bruno Soares.

A outra proposição do vereador foi a Indicação nº 076/2015, pedindo a interligação da Rua Rio Paru, situada no Bairro Casas Populares I, com a Rua Andiroba, no Polo Moveleiro de Parauapebas. O documento também atende a solicitação dos moradores da região.

Segundo Bruno, a população já improvisou um acesso entre essas duas vias com uma “ponte de palafita”, por onde dezenas de pessoas passam todos os dias, sem nenhum tipo de segurança.

O Requerimento nº 045/2015 e a Indicação nº 076/2015 foram aprovados e serão encaminhados para o secretário municipal de Obras, Plácido Farias.

Texto: Nayara Cristina/Ascom-CMP
Fotos: Coletivo 2.8/Ascom-CMP

Fim do conteúdo da página