Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Vereadores pedem desapropriação de parte do loteamento Novo Horizonte
Início do conteúdo da página

Vereadores pedem desapropriação de parte do loteamento Novo Horizonte

Publicado em Quinta, 08 de Outubro de 2015, 21h00 | Voltar à página anterior

Uma indicação (nº 079/2015), de autoria de todos os vereadores, que sugere ao Poder Executivo Municipal que desaproprie parte do loteamento Novo Horizonte, foi aprovada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira (6).


Os parlamentares informam no documento que foi expedida uma liminar pela justiça em favor do proprietário da área, que solicitou a reintegração de posse.

“A situação das mais de 160 famílias que se encontram arroladas no processo é crítica. Muitas delas, além de terem comprado regularmente a posse, ainda construíram com muito sacrifício as suas moradias e não têm condições de arcar com mais esse ônus de negociar com o proprietário nos moldes e preços que ele determina”, informaram os parlamentares na justificativa da proposição.

Diante do problema, a sugestão dos vereadores é que o prefeito Valmir Mariano faça a desapropriação da área.

“Teoricamente, podemos dizer que a desapropriação é o procedimento através do qual o poder público compulsoriamente adquire uma propriedade de interesse público e indeniza o proprietário. É preciso a intervenção do prefeito em favor daquelas famílias, desapropriando a área em que elas têm suas casas, ainda que contra a vontade do proprietário, pois o que prevalece nesse momento é o interesse público e social”, explicaram.

Os vereadores acrescentaram ainda que a desapropriação por necessidade ou utilidade pública está amparada pela Constituição Federal e pela Lei Federal nº 4.132/1962, que define os casos de desapropriação por interesse social e dispõe sobre sua aplicação.

A indicação foi aprovada e será encaminhada para o prefeito Valmir Mariano.

Texto: Nayara Cristina/Ascom-CMP
Fotos: Coletivo 2.8/Ascom-CMP

Fim do conteúdo da página