Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Parlamentares querem prestação de contas trimestral de secretarias municipais
Início do conteúdo da página

Parlamentares querem prestação de contas trimestral de secretarias municipais

Publicado em Terça, 03 de Novembro de 2015, 21h00 | Voltar à página anterior

A vereadora Eliene Soares (PT) apresentou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 3 de novembro, proposta de emenda à Lei Orgânica do Município que cria o artigo 141-A e dá nova redação ao artigo 141. Assim, a prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação, que tinha previsão para acontecer uma vez por ano, passará ser feita a cada três meses.

 

Assim, o artigo 141 da Lei Orgânica do Município passa a definir que até o trigésimo dia dos meses de março, junho, setembro e dezembro o titular da Secretaria de Educação publicará relatório de execução financeira da despesa em educação, discriminando entre despesas correntes e de capital, detalhando reformas, ampliações, manutenção e conservação das escolas, convênios, folha de pagamento, aquisição e recuperação de equipamentos, formação dos professores e evolução dos alunos e enfatizando o cumprimento das metas com a educação e diagnóstico de avaliação do sistema de ensino.

No artigo 141-A fica estabelecido que em igual prazo o titular da Secretaria Municipal de Educação deverá comparecer à Câmara Municipal para apresentar relatório que trata o artigo anterior e responder aos questionamentos dos vereadores. O parágrafo único define que a Mesa Diretora da Câmara convocará sessão legislativa especialmente para esse fim.

O parecer ao projeto de emenda à Lei Orgânica, nº 02/2013, elaborado pela Comissão Permanente de Justiça e Redação, composta pelos vereadores Euzébio Rodrigues, Joelma Leite e Eliene Soares, todos do Partido dos Trabalhadores, apresentou texto favorável ao pedido de Eliene Soares. No relatório, os vereadores destacaram que o objetivo é incluir na dinâmica de prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação a apresentação em sessão na Câmara do relatório detalhado de execução financeira das despesas em educação.

De acordo com Eliene Soares, o artigo 36, da Lei Orgânica do Município, diz que “a fiscalização contábil financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do município e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas será exercida pela Câmara, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno dos poderes Executivo e Legislativo”.

Já o artigo 37 destaca que “prestarão contas qualquer pessoa física, jurídica, de direito público ou de direito privado, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores públicos ou pelas quais o município responda, ou que, em nome deste, assuma obrigações de natureza pecuniária”.

É reservado ainda à Câmara Municipal, no artigo 38, a fiscalização dos atos executivos, mediante controle externo, com o auxílio do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará.

A presente proposição está dentro do arco das atribuições genuínas da Câmara Municipal no exercício de sua função fiscalizadora, que consiste na capacidade que tem o Legislativo de controlar os atos do Poder Executivo, tanto internamente, com o uso de instrumentos que tem à sua disposição, quanto externamente, com o auxílio do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará.

Ao reconhecerem a importância da proposição, os parlamentares retiraram a emenda da pauta da sessão, para que a obrigatoriedade de prestação de contas trimestral seja estendida a outras pastas. (Josiane Quintino / AscomLeg)

Fim do conteúdo da página