Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Eventos religiosos serão inclusos no calendário oficial de Parauapebas
Início do conteúdo da página

Eventos religiosos serão inclusos no calendário oficial de Parauapebas

Publicado em Domingo, 08 de Novembro de 2015, 21h00 | Voltar à página anterior

O Círio de Nazaré, a Corrida de São Sebastião e a Marcha para Jesus passam a integrar o calendário oficial de eventos do município. A proposta foi feita pelo vereador Charles Borges (SD) no Projeto de Lei nº 08/2015 e aprovada em última discussão na sessão ordinária de terça-feira, 3 de novembro.

 

A proposição foi apresentada ao plenário pela primeira vez em maio deste ano. No texto do projeto, o vereador Charles destacou que as datas comemorativas serão um marco para a sociedade de maneira geral, uma vez que passam a se tornar realidade no âmbito municipal, independentes de convicções políticas, partidárias e religiosas.

O projeto de lei estabelece ainda a divulgação por meio de sites oficiais e cartazes a serem distribuídos nas escolas públicas. O parágrafo único do artigo 4º define que o Poder Executivo disponibilizará, quando necessário, local adequado para a realização do evento.

Ao ter vistas ao projeto de lei apresentado por Charles Borges, o vereador Marcelo Parcerinho (PMDB) propôs a Emenda Aditiva nº 01/2015 ao Projeto de Lei 08/2015, acrescentando os incisos IV, V, VI e VII ao primeiro artigo.

Assim, ficam estabelecidos, também, o Dia da Bíblia, celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano; e a realização do evento Despertai, no dia 11 de abril, e Celebrai, na segunda semana do mês de outubro.

De acordo com Parcerinho, a nova redação dada ao projeto visa contemplar a população cristã protestante, que representa uma parcela significativa dos habitantes do município. Para ele, a inclusão destas programações no calendário oficial de eventos do município é uma altíssima consideração às pessoas evangélicas de Parauapebas.

À Emenda Aditiva nº 02/2015 acresce, ainda, o inciso VII. A redação define Campo das Assembleias de Deus de Parauapebas (Cadepa), com o tema “Mulheres de Deus que fazem a diferença”, a ser comemorado no dia 10 de novembro.

O parlamentar reconhece que a proposta de Charles foi louvável, visto que eventos de cunho religioso e cultural fazem parte da memória cultural e religiosa, incluídos e praticados por força e insistência de suas comunidades. “O projeto é notadamente voltado à comunidade católica de Parauapebas, e a presente medida visa contemplar com a inclusão do Cadepa no aludido calendário, importante parte da nossa comunidade formada por evangélicos”, finalizou. (Josiane Quintino / AscomLeg)

Fim do conteúdo da página