Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plenário > Vereadores solicitam obras e ações para população
Início do conteúdo da página

Vereadores solicitam obras e ações para população

Publicado em Terça, 22 de Março de 2016, 21h00 | Voltar à página anterior

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (22), os vereadores apresentaram sete requerimentos e três indicações, solicitando asfalto, obras e ações com intuito de proporcionar melhorias para a população.

 

Doação de terreno

Euzébio Rodrigues e Israel Miquinha, ambos do PT, pediram ao prefeito Valmir Mariano, por meio do Requerimento nº 010/2016, a doação de terreno para construção de um templo da Igreja Católica, no loteamento Paraíso.

Os vereadores entendem que a ação vai beneficiar os moradores da região. “Com a doação do terreno, a comunidade poderá construir também um salão, que, além de atender crianças e adolescentes na catequese, servirá também para dar formação de cidadania e projetos para mães e jovens”, justificaram na proposição.

Ponto de táxi

A construção de um ponto de apoio para os taxistas que trabalham no trecho entre a estrada Faruk Salmen e o prolongamento da Rua 16, no Bairro Novo Horizonte, foi solicitada pelo vereador Ivaniti Barrão (PSDC), no Requerimento nº 022/2016.

“Essa solicitação vem atender a uma demanda pedida há muito tempo pelos taxistas daquela região, que estão hoje utilizando uma estrutura de tenda feita de forma improvisada e insegura. Com a construção desse ponto de apoio, eles irão prestar serviço de melhor qualidade e com mais segurança a todos que precisam utilizar o serviço de táxi”, relatou Barrão na proposição.

Bairro Liberdade

Maridé Gomes (PSC) pediu, por meio do Requerimento nº 024/2016, a drenagem, terraplanagem e a pavimentação da Rua Tocantins, no Bairro Liberdade. Segundo o vereador, a referida via não tem pavimentação e está cheia de buracos e mato, causando dificuldades para a população.

“É importante ressaltar que não é somente a rua citada que se encontra em péssimas condições. Diversas ruas do Bairro Liberdade se encontram na mesma situação, o que causa grandes transtornos e um sério prejuízo à saúde da população”, destacou Maridé Gomes.

Betânia e Novo Horizonte

Lidemir Alves (PR) apresentou duas proposições. No Requerimento nº 025/2016, solicitou a conclusão da pavimentação da Rua Benjamin, no Bairro Betânia, que, segundo o vereador, se encontra em péssimas condições de trafegabilidade e tem causado insegurança às crianças e pedestres, assim como danos aos veículos que trafegam pelo local.

Já no Requerimento nº 026/2016, o parlamentar pediu a construção de uma ponte sobre o canal de esgoto do Bairro Novo Horizonte, na Rua Estocolmo. “O movimento no local é intenso, no entanto, todos que por lá trafegam são obrigados a mudar seu curso por não poder continuar na rua, pois a mesma está dividida por um canal de esgoto. A situação tem causado muitos acidentes”, informou Lidemir Alves.

Zona rural

Duas proposições foram apresentadas por Joelma Leite (PSD) tratando de melhorias na zona rural de Parauapebas. No Requerimento nº 027/2016, a vereadora pediu a construção de um posto de saúde no assentamento Valentim Serra, localizado a aproximadamente 50 quilômetros do centro de Parauapebas.

Segundo Joelma, a construção do posto de saúde servirá também para atender às comunidades dos PAs Gameleira, Terra Roxa, União da Vitória e Jerusalém, dentre outros da região.

Já no Requerimento nº 028/2016, a parlamentar pediu a recuperação da vicinal Esperança, na Colônia Paulo Fonteles. “A referida estrada faz parte da rota dos ônibus escolares. Nos dias de chuva, as crianças não frequentam as aulas, pois os ônibus ficam impossibilitados de circular por essa vicinal. Os produtores de peixe daquela região e os demais que ali transitam também ficam prejudicados”, relatou Joelma Leite.

Os dois requerimentos foram apresentados por Joelma a pedido das associações dos agricultores e produtores do Assentamento Valentim Serra e da Vila Paulo Fonteles.

Dengue

Eliene Soares (PMDB) sugeriu ao Poder Executivo Municipal, por meio da Indicação n° 012/2016, que elabore projeto de lei dispondo sobre o incentivo ao cultivo das plantas “Citronela” e “Crotalária”, como método de combate à dengue.

A ideia da vereadora é que a prefeitura incentive o cultivo destas plantas em residências, comércios, indústrias e demais áreas públicas da cidade.

“Trata-se de um método natural de combate ao mosquito da dengue, que já foi implantado em várias cidades e demonstrou satisfatória eficácia no combate biológico ao inseto. Sabe-se que a Citronela é conhecida pelos seus efeitos repelentes e a Crotalária atrai libélulas que são predadoras naturais do mosquito aedes aegypti. Além disso, as referidas plantas não causam danos à saúde”, explicou a vereadora.

Trânsito

Por fim, o vereador Bruno Soares (PSD) apresentou duas indicações. Na primeira, solicitou a retirada de barreira “new jersey” (barra de concreto) e a implantação de faixa de pedestres, sinalização de trânsito e redutores de velocidade em frente à churrascaria Sabor e Cia, situada às margens da Rodovia PA 160, no Bairro Vila Rica.

Em seguida, ele pediu, por meio da Indicação nº 014/2016, a execução de obras de drenagem de águas pluviais e recuperação asfáltica da Avenida F, no trecho que faz confluência dos bairros Beira Rio II e Parque dos Carajás.

“Existe um acúmulo de água na referida via, que, além de representar perigo à saúde pública, pode formar criadouro de mosquitos e dificultar a passagem de veículos, que é intensa no local”, informou Bruno Soares.

Encaminhamentos

Todas as proposições foram aprovadas e serão encaminhadas para o prefeito Valmir Mariano e secretários municipais responsáveis, a fim de que atendam aos pedidos feitos pelos vereadores.

Texto – Nayara Cristina / Fotos – Coletivo 2.8 / Ascomleg

Fim do conteúdo da página