Crianças conhecem a Câmara e se encantam com o acervo da Biblioteca Legislativa

Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2015, 14h22

A sexta-feira (22) começou diferente para dezenas de crianças do Bairro Tropical. Ao chegarem à Câmara Municipal, os pequenos foram recebidos com a exposição do acervo infantil da Biblioteca Legislativa.

imagem sem descrição.

Aí a garotada não parou mais. Animados, eles folhearam os livros, coloriram os principais personagens da literatura infantil e descobriram o mundo do Legislativo.
Vir à Câmara de Vereadores era a grande novidade para maior parte deles. Como nunca haviam vindo ao prédio do Legislativo, muitos não sabiam a importância da instituição para a manutenção da democracia. Além de desvendarem o fundamental papel do poder dentro da tríade administrativa, a criançada conheceu a galeria de fotos dos antigos e atuais vereadores, visitou as instalações da Casa e o plenário central. A curiosidade tomou conta dos pequeninos, que aproveitaram o momento para fazer diversas perguntas. Foi comum ouvir: “E onde fica o prefeito?”; “Quem senta na mesa grande lá em cima?”
Após respondidas as perguntas, as crianças puderam ouvir lindas histórias com a professora Carlene Cardoso. A dedicada contadora de histórias veio voluntariamente encantar as crianças com o mundo da leitura. Eles gostaram tanto que pediram mais uma história à professora.
E não parou por aí, ainda tinha uma sessão de cinema preparada exclusivamente para a garotada. Com pipoca e guaraná, eles assistiram a um filme educativo com o foco em ensinar as boas maneiras.
Os pequeninos saíram da manhã lúdica fascinados. Laiane Silva, de 8 anos, contou que vir à Câmara foi uma experiência incrível. “Gostei de tudo aqui. O lugar é enorme. Foi muito legal poder colorir e brincar. Achei superdivertido”, revelou.
Thiago Gomes, 10 anos de idade, disse que não conhecia o prédio do Legislativo. “Foi a primeira vez que vim aqui e eu quero voltar várias vezes, porque foi muito legal”, explicou.
As crianças fazem parte do departamento infantil Raio e Luz, da Igreja Assembleia de Deus. A coordenadora deste projeto, Rosiane do Nascimento, ressaltou que, além de levar a palavra do Senhor aos pequeninos, eles também devem entender os elementos da democracia, para, assim, se tornarem eleitores conscientes.
Lícia de Paula, coordenadora da Biblioteca Legislativa Sônia Cortêz, apoiou a inciativa. “Estaremos sempre de portas abertas para receber a comunidade. Aqueles que quiserem conhecer a Câmara e o acervo da biblioteca podem entrar em contato conosco no térreo do prédio, porque estamos à disposição da população”, finalizou.

registrado em: