Vereadores aprovam nomes de Jonas do Amaral e Zelita Silva para escolas de Parauapebas

Durante a sessão ordinária da última terça-feira, 24 de novembro, foram lidas em plenário da Câmara Municipal emendas modificativas que mudam os nomes de escolas pelo Poder Executivo ao Projeto de Lei 29/2015, sugerindo o nome do pastor Jonas Barros do Amaral para a escola de educação infantil, localizada no Bairro Cidade Jardim, e o Projeto de Lei 31/2015, sugerindo o nome da professora Zelita Pereira da Silva para a escola de educação infantil, localizada no Bairro Liberdade.

• Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2015, 09h19

A história do pastor Jonas do Amaral na igreja Assembleia de Deus se inicia em Parauapebas em 1983, quando o pastor é enviado pela igreja de Marabá para liderar um trabalho que já existia no grande projeto da Serra do Carajás. Então, decidiu, junto com irmãos crentes, que se reuniram na então Vila Rio Verde, pela construção do primeiro templo da Assembleia de Deus em Parauapebas.

Durante seus 14 anos à frente dessa obra, o pastor Jonas abriu várias congregações. Na década de 60, Jonas do Amaral foi vereador no município de Marabá, pelo PTB. Suplente, foi convocado a assumir em 23 de junho de 1964 o cargo deixado pelo então vereador Raymundo Oliveira Cardoso Rosa, que teve o mandato cassado pelo regime militar. Nesse período, o mandato era de seis anos. Jonas, então, concluiu o restante da legislatura.

Já a professora Zelita Pereira da Silva nasceu na cidade de Lajedão, Estado da Bahia, em 13 de junho de 1962. Veio, junto com a mãe e os cinco irmãos, morar em Rondon do Pará em 1976, onde iniciou carreira no magistério. Chegou a Parauapebas em 1985, passando a lecionar na zona rural no município.

O parlamento aprovou os dois nomes apresentados, que a partir de agora passam a denominar as respectivas escolas. (Josiane Quintino / AscomLeg)