Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Eliene Soares solicita implantação de sala de estabilização em posto de saúde da Vila Paulo Fonteles

Por meio da Indicação nº 096/2015, Eliene Soares (PT) sugeriu ao Poder Executivo Municipal a implantação de uma sala de estabilização no posto de saúde da Vila Paulo Fonteles. A proposta é que a estrutura funcione na unidade de saúde para atender à população 24 horas. A sugestão foi apresentada na última terça-feira (1), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas.

  • Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 13h42




“Com uma equipe formada por médicos, enfermeiros e pessoal técnico, as salas possuem as funções de fornecer a retaguarda de pacientes em regime de urgência e também atenção básica, realizando atendimento e procedimentos médicos e de enfermagem em casos de maior gravidade. Os pacientes, após a estabilização clínica, podem ser encaminhados diretamente para a internação nos hospitais”, explicou a vereadora.

A sugestão é para que a sala de estabilização atenda toda a comunidade da Vila Paulo Fonteles e arredores, beneficiando a APA, Garimpo das Pedras, Vila Sanção e adjacências. A indicação foi aprovada e será encaminhada para o prefeito Valmir Mariano.


Sistema Único de Assistência Social


Eliene Soares (PT) também pediu ao Poder Executivo Municipal, por meio da Indicação nº 097/2015, que institua o Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Parauapebas.


Na justificativa da proposição, a vereadora expôs detalhes sobre o funcionamento do sistema. O Suas, que foi criado em 2005, é um sistema descentralizado e participativo, que consolida o modo de gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os três entes federativos: União, estados e município, de modo articulado e complementar.


As ações da assistência social, por meio do Suas, são organizadas em dois tipos de proteção social. O primeiro é a proteção social básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.


Já o segundo tipo é a proteção social especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.


Equipamentos de saúde


Ainda referente ao âmbito da saúde pública, Eliene Soares apresentou a Indicação nº 095/2015, na qual solicitou a aquisição de equipamentos de saúde ao Poder Executivo Municipal para contemplar 19 Unidades Básicas de Saúde, na zona urbana e rural do município.


São equipamentos como desfibriladores, mesas de exames ginecológicos, nebulizadores, reanimador pulmonar, eletrocardiógrafos, estetoscópios, bisturis elétricos, dentre outros que se fizerem necessários para a demanda de cada unidade de saúde.

Segundo a vereadora, a demanda de pacientes dessas unidades tem crescido, e é necessário que aumentem também a capacidade de atendimento das mesmas, de modo que a população seja acolhida com qualidade e eficiência.


Dia da Consciência Negra


Por fim, Eliene propôs a inclusão do “Dia Nacional da Consciência Negra”, comemorado em 20 de novembro, no calendário de eventos do município. O pedido foi feito por meio da Indicação nº 094/2015.


O dia 20 de novembro ficou marcado na história do Brasil, pois foi a data do assassinato de Zumbi dos Palmares, que dedicou a vida lutando contra a escravidão no Brasil.


“É plenamente justificada essa homenagem a Zumbi dos Palmares, para que o povo de Parauapebas comemore o Dia Nacional da Consciência Negra e que decretem feriado no município no dia 20 de novembro”, informou a vereadora.


Texto: Nayara Cristina/ Fotos: Coletivo 2.8 /Ascomleg

Fim do conteúdo da página