Eliene Soares propõe a criação do Projeto Horta Escolar

A vereadora Eliene Soares (PT) apresentou ao plenário, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 1º de março, a Indicação nº 04/2016, que sugere a proposta de projeto de lei que institui a criação da Horta Escolar.

• Publicado: Terça, 01 de Março de 2016, 19h51

Conforme explicou Eliene, a alimentação escolar é um direito de todos os estudantes, e com o projeto horta escolar haverá a valorização do meio ambiente, propondo pequenas mudanças ao longo do processo educativo, com implantação da educação ambiental, envolvendo os alunos das escolas do município.

Será, ainda, trabalhada a área cognitiva das crianças, de forma que o aprendizado seja ampliado e levado além da escola. O plantio de sementes e da horta como meios de conhecimento e aprendizado para alunos e colaboradores alcançam hábitos saudáveis para o cotidiano, de modo a utilizar o reaproveitamento, reciclagem e a redução de materiais utilizados.

“As principais atividades desenvolvidas dentro da escola, envolvendo a horta no trabalho de educação ambiental e alimentar, buscando o conhecimento através de cultivo e consumo de diversas plantas hortaliças, grãos e raízes; reciclagem de resíduos sólidos, compostagem, coleta seletiva e oficinas de reciclagem artística; oficinas culinárias com a utilização dos alimentos colhidos na horta”, destacou Eliene Soares.

A merenda escolar assume um papel importante na formação da criança, desde que elaboradas por meio de cardápios ricos e nutritivos, contribui para uma vida saudável e uma aprendizagem mais eficiente e acarreta em uma melhor qualidade de vida e saúde. “Uma boa alimentação ainda evita doenças causadas pela deficiência ou carência de vitaminas das frutas, verduras e legumes em geral”, lembrou a vereadora.

A proposição foi aprovada unanimemente pelo parlamento e será encaminhada à administração municipal para análise e possível implementação. (Josiane Quintino / AscomLeg)