Bruno Soares propõe gratificação por atividade ambiental

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira (17), por meio da Indicação nº 029/2016, o vereador Bruno Soares (PSD) propôs a implantação de gratificação por atividade ambiental aos servidores que desempenham atividades de análise, controle e fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

• Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 13h07

Na justificativa do pedido, o vereador argumentou que as atividades desses servidores contribuem diretamente com a arrecadação do município. Entre os anos de 2013 e 2015, foi arrecadado, somente com a fiscalização, o montante de R$ 2 milhões.

“A gratificação é um instrumento que permitirá maximizar a eficiência na prestação do serviço para o desenvolvimento da melhoria das práticas em busca da qualidade ambiental e dos processos de gestão”, ressaltou Bruno Soares.

Defasagem salarial

O parlamentar defendeu a implantação da gratificação, que poderá ser de até 100% sobre o salário base do servidor, para contrapor a defasagem salarial, que tem desestimulado os profissionais e impactado no número de servidores efetivos.

Segundo Bruno, em concurso público realizado pela prefeitura para as atividades de análise, controle e fiscalização ambiental, onze profissionais para nível superior chegaram a assumir, entretanto, apenas três estão exercendo a função. Para nível médio convocaram 31, mas apenas 13 assumiram e atualmente há 10 em atividade.

“Essa realidade também traz grandes prejuízos para a cidade, que perde excelentes profissionais que poderiam contribuir nas soluções das questões ambientais do município, bem como se gasta tempo e recursos com o certame dos concursos públicos e pouquíssimos profissionais se efetivam e permanecem nos cargos”.

A indicação de Bruno Soares foi aprovada pelos demais vereadores e será encaminhada para análise do prefeito Valmir Mariano.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Coletivo 2.8 / Ascomleg