Indicações de vereadores requerem obras e serviços para população

Os vereadores Lidemir Alves (PR), Eliene Soares (PMDB), Joelma Leite (PSD) e Marcelo Parcerinho (PSC) apresentaram emendas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas na última terça-feira (28), sugerindo benefícios para a sociedade local. Por outro lado, o vereador Charles Borges (Pros) teve um requerimento rejeitado pelo plenário.

• Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2016, 08h57

Lidemir Alves

Por meio da Indicação nº 048/2016, Lidemir Alves solicita que o Poder Executivo faça patrolamento e encascalhamento da estrada que liga Palmares II à Vila Cachoeira Preta, zona rural do município.

Para o parlamentar, a recuperação da citada via facilitará o acesso dos produtores não apenas da Vila Cachoeira Preta, mas, também, de outros povoados, como Três Voltas, Liberdade, União, Beira Rio e Itacaiunas-Açu.

Eliene Soares

Na Indicação nº 049/2016, Eliene Soares quer que a prefeitura crie um cadastro para prestação de serviços à comunidade, relativo ao cumprimento das penas alternativas previstas na legislação federal em vigor.

Segundo a vereadora, o cadastro será coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que centralizará as informações, controlará a execução do sistema e disponibilizará os dados em site específico para consulta pública.

Joelma Leite

Já Joelma Leite, por intermédio da Indicação nº 050/2016, sugere que o governo municipal providencie a construção de um posto de saúde na comunidade Monte Horebe, localizada na VS-5, zona rural de Parauapebas.

Na justificativa da vereadora, ela alega que os moradores daquela localidade não dispõem de atendimento médico, e por isso são obrigados a se deslocarem para outras regiões a fim de receberem orientação de saúde.

Marcelo Parcerinho

A Indicação nº 051/2016, de autoria de Marcelo Parcerinho, pede que o prefeito municipal elabore um projeto de lei que crie benefício para as mães que tenham gestação múltipla.
De acordo com o parlamentar, o número de gestações múltiplas em Parauapebas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, fato que justifica a criação de um instrumento que discipline o benefício para prover cooperação às mães grávidas.

Charles Borges

Por seu turno, Charles Borges teve Requerimento nº 080/2016 rejeitado pelo plenário da Câmara. A proposição requer que o Poder Legislativo realize uma audiência pública para avaliar o transporte público municipal de passageiros.

Para Bruno Soares (PSD), o momento é inadequado para realização de audiência pública. “Estamos nas vésperas das eleições, período no qual há várias condutas vedadas. Recomendo que essa proposição seja feita na próxima legislatura, para não gerar falsas expectativas na categoria”.

Já no entendimento de Charles Borges, esse é um assunto que precisa ser tratado com urgência. “Precisamos ouvir a população para termos um diagnóstico preciso da situação e assim detectar onde tá falhas no sistema, para readequar, corrigir, melhorar e sanar todas irregularidades. Essa audiência atenderia os anseios da sociedade, para que a gente possa contribuir para a melhoria do transporte da nossa cidade”.

Entretanto, o requerimento não foi aprovado. Votaram contra os vereadores Bruno Soares, Marcelo Parcerinho, Joelma Leite, João do Feijão, Maridé Gomes, Zacarias Marques e Ivanaldo Braz, enquanto que foram favoráveis à proposição Charles Borges, Antonio Massud, Eliene Soares, Euzébio Rodrigues e Israel Miquinha.

Encaminhamento

As indicações aprovadas seguem agora para serem apreciados pelo Poder Executivo Municipal.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Coletivo 2.8 / Ascomleg