Vereadores, prefeito e vice de Parauapebas são diplomados

Acompanhada do promotor de Justiça Hélio Rubens, a juíza eleitoral Eline Salgado Vieira diplomou na manhã da última sexta-feira (9) o prefeito eleito Darci José Lermen, seu vice Sérgio Balduino de Carvalho e 14 dos 15 vereadores eleitos em Parauapebas na última eleição.

• Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 09h00

Promotor de Justiça Hélio Rubens, Marcelo Parcerinho e a juíza eleitoral Eline Salgado Vieira

Pela ordem, receberam diploma os vereadores José das Dores Couto (PMDB), Kelen Adriana (PTB), Luiz Castilho (Pros), Francisca Ciza (DEM), Horácio Martins (PSD), Maridé Gomes (PSC), Eliene Soares (PMDB), Joelma Leite (PSD), Francisco Pavão (PSDB), João do Feijão (PV), Elias da Construforte (PSB), Marcelo Parceirinho (PSC), Ivanaldo Braz (PSDB) e Zacarias Marques (PSDB). Por último, o vice-prefeito Sérgio Balduino (PSB) e o prefeito eleito Darci Lermen (PMDB).

O vereador Joel do Sindicato (DEM) participou do início da solenidade, mas passou mal e foi liberado pela juíza para receber o diploma em outro momento.

A partir de 2017, a Câmara Municipal contará com sete vereadores que atuarão no Legislativo pela primeira vez: Elias da Construforte, Francisca Ciza, Horácio Martins, Joel do Sindicato, José das Dores Couto, Kelen Adriana e Luiz Castilho; cinco que foram reeleitos: Maridé Gomes, Eliene Soares, Francisco Pavão, João do Feijão e Ivanaldo Braz; dois que tiveram a oportunidade de atuar no mandato atual por um período, em função do afastamento de alguns vereadores: Joelma Leite e Zacarias Marques; e Marcelo Parcerinho, que assumiu a vaga deixada por Odilon Rocha, após renúncia.

Combate à corrupção

Antes de diplomar os candidatos eleitos, a juíza e o promotor de Justiça falaram sobre combate à corrupção, orientando-os para que exerçam suas funções com responsabilidade e transparência na aplicação dos recursos públicos.

“Hoje é um dia emblemático e eu não o escolhi à toa para a diplomação, pois em 9 de dezembro é comemorado o Dia Mundial contra a Corrupção. Coloco nas mãos de vocês a responsabilidade por todos os anseios da população, pois o papel de vocês é fiscalizar”, declarou a juíza Eline Salgado, dirigindo-se aos vereadores.

Para o prefeito eleito, a magistrada enfatizou que a função dele é deixar um legado para a cidade. “Os 139 mil eleitores e os 300 mil habitantes de Parauapebas esperam que você faça um bom governo”.

O prefeito eleito Darci José Lermen, o promotor Hélio Rubens, o vice Sérgio Balduino e a juíza Eline Salgado.

Por seu turno, Hélio Rubens reforçou a necessidade de cada um dos eleitos atuar dentro do seu papel para o qual foi eleito. “Os vereadores têm um papel muito parecido com o do MP, que é fiscalizar. Por isso, não devem indicar seus parentes como, por exemplo, filho, para ser secretário. Como um pai vai fiscalizar o próprio filho? Quem é o chefe do Executivo é o prefeito, que deve montar sua equipe sem sofrer interferências do Legislativo”.

Agradecimentos

Depois de diplomados, os candidatos eleitos, com exceção de José Coutinho e Maridé Gomes, fizeram uso da palavra, na sua maioria agradecendo pela vitória alcançada nas urnas e prometendo trabalhar em prol da população de Parauapebas.

Darci Lermen informou que já está mantendo contato com o Governo do Estado em busca de recursos para aplicar na estruturação da cidade. “Vamos começar nosso governo fazendo o feijão com arroz. Depois, a gente incrementa. Os secretários do meu governo não serão pequenos prefeitos. A partitura da música a gente constrói juntos, porém, eu não abro mão de ser o regente”, finalizou.

José Coutinho e a juíza Eline Salgado

Maridé Gomes e a juíza Eline Salgado

Kelen Adriana

Posse Zacarias Marques