Vereadora Kelen propõe atualização de cadastro habitacional de Parauapebas

A falta de informações atualizadas sobre o número de famílias que precisam de moradia em Parauapebas motivou a vereadora Kelen Adriana (PTB) a apresentar na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (20), a Indicação nº 06/2018, na qual sugere a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) a atualização cadastral das famílias beneficiadas com programa habitacional do município.

• Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 09h40

Segundo a vereadora, de 2009 a 2016 foram cadastradas pela Sehab 24.044 famílias e somente 8.710 foram contempladas com moradias. Assim sendo, mais de 20 mil famílias ficaram sem habitação.

“O que aconteceu com o restante? Esta resposta só poderemos obter se a Sehab realizar uma atualização em seu cadastro e fizer uma verificação minuciosa. Existem pessoas que foram cadastradas em 2009 e até o momento não foram beneficiadas. Será que elas ainda moram em Parauapebas? Ainda se encontram dentro dos requisitos exigidos pelo programa habitacional? Quantas já têm sua própria casa e quantas delas ainda recebe o aluguel social? Estas informações trarão uma melhor clareza as nossas indagações”, destacou Kelen.

Planejamento
Para Kelen, a atualização do cadastro habitacional de Parauapebas é uma ação necessária para identificar tanto as pessoas que não tem casa própria, quanto aquelas que tem moradias precárias e precisam ser removidas de áreas de risco.

“Precisamos criar politicas públicas que atendam as necessidades da população de forma duradoura e não só emergenciais, que nos obrigam a fazer quando somos surpreendidos, como no caso das cheias do rio Parauapebas. É claro que não foi a primeira vez e também não será a última que isso acontece. Mas, até quando a população terá que passar por isso?”, questionou a vereadora.

Aprovação
A proposição foi aprovada e será encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen e do Secretário Municipal de Habitação, Cristian Miranda.

Texto – Nayara Cristina / Revisão: Josiane Quintino / Foto: Anderson Souza / Ascomleg