Página inicial > Notícias > Parlamentares sugerem implantação de obras de infraestrutura

Parlamentares sugerem implantação de obras de infraestrutura

Na sessão ordinária de 20 de junho, os vereadores apresentaram diversas proposições com objetivo de oferecer à comunidade parauapebense melhores condições de vida.

• Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 11h42

Na Indicação n° 190/2017, o vereador Ivanaldo Braz Silva Simplício (PSDB) sugeriu ao Poder Executivo a construção de uma ponte que interligue a Avenida A, no Bairro Jardim Canadá, com a Avenida Rio Verde, no Bairro Beira Rio I.

Ao apresentar a proposição, o vereador ressaltou que, se tratando de desenvolvimento urbano, todas as áreas são consideradas importantes, porém, existem aquelas que são prioridades, como, por exemplo, o trânsito.

“Tudo que envolve o trânsito de uma cidade do porte de Parauapebas merece atenção redobrada. A obra que ora indicamos com certeza trará grandes benefícios aos transeuntes e, consequentemente, ao município, visto que o trânsito fluirá com mais facilidade, resultando em tranquilidade para todos os usuários”, explicou o vereador.

Por sua vez, a vereadora Kelen Adriana Costa Coelho Mesquita (PTB) apresentou a Indicação n°191/2017, em que a parlamentar pede ao Executivo municipal que construa calçadão no canteiro da Rodovia PA 160, em frente ao Bairro Casas Populares I.

Kelen Adriana explicou que no perímetro urbano da rodovia foi feita duplicação com calçadão em ambos os lados, exceto no perímetro em frente ao Bairro Casas Populares I, e que o calçadão é de suma importância para os pedestres.

“Além de proporcionar mais segurança, o calçadão serve para a prática de exercício físico como ‘cooper’ [caminhada e corrida]. O calçadão impedirá, ainda, que os veículos transitem por cima do canteiro, evitando acidentes”, destacou Kelen Adriana.

Na Indicação n° 192/ 2017, a vereadora Francisca Ciza Pinheiro Martins (DEM) pediu ao Executivo a implantação de infraestrutura de saneamento básico e pavimentação asfáltica na Rua XXI e Av. C, no Bairro Alto da Boa Vista. O pedido foi feito em regime de urgência, dado a precariedade das vias.

O vereador Joel Pedro Alves, popularmente conhecido como “Joel do Sindicato” (DEM), solicitou, por meio da Indicação n° 193/2017, a construção de uma escola municipal para atendimento aos bairros Paraíso e Linha Verde.

Joel Alves salientou que a educação ainda é um dos grandes desafios do poder público, mas em Parauapebas o governo, ao longo dos anos, tem investido esforços significativos no avanço das melhorias de boas práticas na estrutura de ensino.

“Por entender que quanto mais aplicarmos recursos financeiros em educação no nosso município, mais direcionada fica a evolução no caminho do desenvolvimento social e econômico da cidade”, alegou Joel do Sindicato.

Para o parlamentar, os lugares ainda abertos no zoneamento urbano no quesito educação precisam ser assistidos pelo Poder Executivo, e um desse locais compreende a extensão dos bairros Paraíso e Linha Verde, bem como abrindo a possibilidade de atendimento opcional às regiões adjacentes.

Ainda atento às necessidades do Bairro Linha Verde, Joel apresentou a Indicação nº 194/2017, solicitando ao Poder Executivo a implantação asfáltica e drenagem nas ruas do bairro.

Para Joel do Sindicato, as condições inseguras apresentadas nas vias públicas do município proporcionam um grande desconforto para a população urbana que necessita se deslocar com seus veículos diariamente pelas mesmas.

“Ao deparar com casos mencionados pelos munícipes, me sinto na obrigação, enquanto representante do povo, de intermediar o pedido à autoridade competente, a quem cabe, privativamente, a resolução do problema”, desabafou.

Segundo ainda o legislador, em toda a extensão do Bairro Linha Verde existe essa necessidade eminente da implantação asfáltica e da drenagem, pois as ruas apresentam “péssimas condições” de locomoção para motoristas e pedestres.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)