Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Vereadores conhecem novo sistema de seleção de celebração de convênios para OSCs
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vereadores conhecem novo sistema de seleção de celebração de convênios para OSCs

O Poder Executivo municipal criou uma comissão composta por dez membros para regulamentar e organizar o procedimento da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014; e a Lei 13.204, de 14 de dezembro de 2015; regulamentada pelo Decreto Municipal nº 1.182, de 3 de novembro de 2006.

  • Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 12h24

 

 

As comissões de celebração e seleção e de monitoramento de convênios formularam um manual de orientação para celebração de parcerias, de modo a orientar as organizações da sociedade civil (OSC). O material foi apresentado aos vereadores na manhã desta quarta-feira, 9 de agosto, na sala da presidência da Câmara Municipal. 

 

A assessora jurídica e integrante da comissão, Mayra de Moraes, explicou aos parlamentares que a partir de agora ao destinarem recursos para determinada OSC haverá a necessidade de justificar o repasse financeiro.

 

Caso algum segmento não seja contemplado, ou as entidades que atuam diretamente com determinado público não possuam a documentação devida para serem beneficiadas, haverá chamamento público. Com a vigência das leis supracitadas, o chamamento público passa a ser regra para que as entidades civis recebam auxílio financeiro pelo poder público.

 

Para que o procedimento ocorra de modo organizado e equânime, foi criado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) um sistema virtual em que as entidades devem se cadastrar para pleitear o repasse financeiro. A inscrição, com os devidos dados, será feita via sistema, para que seja constituída uma cadeia de monitoramento.

 

Após esclarecer aos questionamentos dos vereadores sobre o novo procedimento, Mayra de Moraes explicou que hoje já existem condições legais para celebração de parcerias entre o Poder Executivo e as entidades civis. “Já foi criado o sistema, muito bem formulado, que, inclusive, estabelece a forma como acontecerá a prestação de contas. Assim que estiverem aptas para celebrar contrato com a administração pública, as entidades já poderão fazê-lo”, explicou a assessora jurídica.

 

O manual com as novas regras para a celebração de convênio já foi apresentado para os representantes das organizações da sociedade civil. 

 

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)

Fim do conteúdo da página