Página inicial > Notícias > Membros da CPI da Vale ouvem representantes da empresa Integral

Membros da CPI da Vale ouvem representantes da empresa Integral

Dando continuidade aos trabalhos de levantamento de informações que visem esclarecer as denúncias de supostos calotes praticados na praça de Parauapebas pela empresa Integral Engenharia, contratada pela mineradora Vale, os membros da CPI da Vale, vereadores José Pavão, Eliene Soares, Horácio Martins, Francisca Ciza e Joel Alves, ouviram na tarde desta quarta-feira (9), no plenário da Câmara Municipal, representantes da Integral Engenharia.

• Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 13h19

Os trabalhos de oitiva foram abertos pela presidente da CPI, vereadora Eliene Soares, e conduzidos pelo vereador José Pavão, com participação dos demais membros da comissão.

Cícero Alberto Perpétuo Bicalho, gerente de planejamento financeiro da empresa Integral Engenharia, foi escalado para ser interrogado pelos vereadores.

Atendendo aos questionamentos, Cícero Alberto respondeu aos parlamentares que a empresa que ele representa foi contratada por meio de licitação para executar serviços de dois blocos do ramal ferroviário.

O inquirido respondeu que o problema de inadimplência da Integral com fornecedores e trabalhadores ocorreu quando a mineradora Vale retirou alguns serviços que seriam de responsabilidade da contratada e isso, segundo ele, provocou um grande impacto na empresa, “pois perdemos parte do valor do contrato, inviabilizando nossos compromissos com trabalhadores e fornecedores”.

Segundo Cícero Alberto, a empresa Integral presta serviço para Vale há mais de 40 anos, em várias regiões do país, até então sem nenhum problema de rescisão de contrato.

No impasse entre Vale e Integral, que vem rolando desde o final do ano passado, de acordo com Cícero Alberto, a Vale não demonstrou interesse em resolver a situação. “Chegamos a propor que ela pagasse diretamente os fornecedores, mas a mineradora não aceitou, e aí tivemos que entrar com processo de arbitragem na justiça contra a Vale”.

Oitiva com Vale

Na manhã desta quinta-feira (10), na sala de reunião da presidência da Casa de Leis, os membros da CPI da Vale ouviram representantes da mineradora Vale, com participação de representantes da empresa Integral.

​Texto: Waldyr Silva / Revisão: Josiane Quintino / Fotos: Orion Lima