Página inicial > Notícias > Semurb apresenta novo projeto de iluminação pública a vereadores

Semurb apresenta novo projeto de iluminação pública a vereadores

O titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), engenheiro civil Edmar Lima, e o engenheiro elétrico Elton Nunes apresentaram aos vereadores na tarde desta segunda-feira (2), na sala de reuniões da presidência da Câmara, um novo projeto de iluminação pública para Parauapebas.

• Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2017, 10h01

Participaram da reunião os vereadores Elias Ferreira (presidente da mesa diretora), Marcelo Parcerinho (primeiro secretário), Francisca Ciza (segunda secretária), Luiz Castilho, Joel Alves, Rafael Ribeiro, Joelma Leite, Zacarias Marques e Maridé Gomes.

Nos gráficos apresentados pelos servidores da Semurb, os vereadores foram informados que a cidade de Parauapebas possui hoje 32,5 mil pontos de luz, mas nove mil deles se encontram atualmente apagados, o que requer manutenção urgente.

Os técnicos da Semurb informaram também que o prefeito acabara de encaminhar à Câmara Municipal projeto de lei sugerindo a criação de um fundo especial de custeio de iluminação pública para gerir a arrecadação da taxa.

Outra informação da Semurb passada aos parlamentares foi a proposta de unificação da taxa de iluminação pública em 11% a ser cobrada na conta de luz do consumidor.

Edmar Lima admite que a taxa desigual de iluminação pública que vem sendo cobrada atualmente do consumidor e o crescimento desordenado da cidade impossibilitam que a manutenção de troca de lâmpadas queimadas seja feita com certa regularidade.

O projeto visa também trocar todas as lâmpadas que consomem mais energia elétrica e têm menos tempo de duração por lâmpadas econômicas, de alta durabilidade e maior luminosidade.

O secretário prevê que com a fixação da taxa de iluminação pública em 11% e a criação do fundo especial de custeio o sistema poderá proporcionar melhor qualidade no serviço de videomonitoramento da cidade, controle de enchente e nível de chuva, medição da qualidade do ar, zona azul de estacionamento de veículos, rede wi-fi pública, segurança para população, entre outros benefícios.

O projeto de lei do Executivo enviado ao Legislativo, sugerindo a criação do fundo especial de custeio de iluminação pública para gerir a arrecadação da taxa, deve entrar em pauta e ser votado na próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

Texto e fotos: Waldyr Silva / Revisão: Josiane Quintino