Página inicial > Notícias > Joelma Leite sugere patrulhamento da Guarda Municipal e instalação de câmeras de monitoramento na Ufra

Atendendo reivindicações de estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a vereadora Joelma Leite (PSD) apresentou duas proposições com sugestões de ações para proporcionar mais segurança a alunos, professores e demais funcionários da instituição. As matérias foram apresentadas na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (28).

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 08h39

Patrulhamento da Guarda Municipal

Por meio da Indicação nº 306/2017, a vereadora sugeriu ao prefeito Darci Lermen que verifique junto à Ufra a viabilidade legal de a Guarda Municipal realizar patrulhamento nas dependências e nos arredores da instituição de ensino superior.

A sugestão da parlamentar é para que o município firme convênio com a reitoria da universidade para possibilitar a atuação da Guarda, pois, como se trata de uma universidade federal, o trabalho fugiria da competência municipal.

De acordo com Joelma, a região onde se encontra instalada a Ufra caracteriza-se por ser isolada, com pouca iluminação no período noturno e com um grande fluxo de pessoas, situação que tem contribuído para atrair criminosos que passaram a agir com maior frequência no local, segundo relato de alunos e notícias de veículos de comunicação da cidade.

A vereadora acredita que o patrulhamento da Guarda Municipal tornaria o ambiente mais seguro para estudantes e funcionários da universidade, que tanto contribui com o desenvolvimento intelectual e profissional dos cidadãos de Parauapebas.

“Teremos mais um instrumento de transformação da segurança pública, que, aliada a outras medidas, pode minimizar os problemas existentes e dar uma resposta mais eficaz para a população, que clama pelo simples direito de ir e vir em segurança”, ressaltou Joelma Leite.

Câmeras de monitoramento

Para somar-se às medidas de segurança, Joelma Leite pediu ainda, na Indicação nº 309/2017, a instalação de câmeras de vigilância e monitoramento nas proximidades da Ufra.

“Com o uso desses equipamentos, além da identificação de infratores, com a disponibilização de imagens gravadas, pode-se ainda subsidiar ações preventivas pelas forças de segurança, através do monitoramento em tempo real da área pelo Centro de Controle Operacional [CCO]”, relatou a vereadora.

Encaminhamentos

As duas indicações foram aprovadas e serão encaminhadas para o prefeito Darci Lermen e à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), à qual a Guarda Municipal e o CCO são vinculados.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges / Ascomleg