Página inicial > Notícias > Horácio Martins propõe reforma de espaços públicos, implantação de consultório de rua e suspensão das aulas

Na sessão da última terça-feira (17), o vereador Horácio Martins (PSD) apresentou três indicações, sugerindo, respectivamente, manutenção e reforma das academias a céu aberto, bancos e quadras de esportes em toda extensão da Rodovia PA-275 (Indicação nº 72/2020); implantação do consultório de rua na área urbana (Indicação nº 73/2020); e suspensão das atividades escolares por um período inicial de 30 dias, tendo como base a prevenção aos casos do novo coronavírus (Indicação nº 75/2020).

• Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 12h02

Espaços públicos
No pedido para manutenção e reforma de espaços públicos da cidade, o parlamentar explica que o pleito foi feito a seu gabinete por esportistas usuários das academias a céu aberto e quadras de esportes localizadas ao longo da Rodovia PA 275.

“Além das academias de ginástica a céu aberto, os bancos localizados ao longo da PA 275 também se encontram deteriorados, precisando de substituição imediata”, reforça Horácio Martins.

Consultório de rua
Quanto à solicitação para implantação de consultório de rua, o legislador justifica que a falta de alimentação saudável e constante prejudica a saúde das pessoas em situação de rua, o que requer atenção e cuidados especiais.

Neste sentido, explica o vereador, com o baixo índice da procura e de acesso aos serviços da rede pública, principalmente pela população usuária de álcool e outras drogas em situação de extremo risco, faz-se necessária a implantação do consultório de rua.

“Com equipes em campo, o consultório na rua visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados”, defende Horácio Martins.

Suspensão das aulas
A preocupação de Horácio Martins quanto ao pedido para a prefeitura suspender temporariamente as aulas no município é prevenir alunos e professores do novo coronavírus.

O vereador sugere na indicação que o período de suspensão das aulas seja uma forma de antecipar as férias escolares, para que não venha prejudicar o ano letivo dos alunos. Ele considera que as medidas são necessárias, apesar de não termos nenhum caso confirmado da doença.

“As medidas de prevenção continuem valendo, por exemplo, como proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos; lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir; e utilizar álcool em gel nas mãos, dentre outros cuidados”, aconselha.

Depois de serem apresentadas em plenário, as três indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e serão avaliadas pelas pastas afins da prefeitura.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg