Página inicial > Notícias > Educação: ações para apoio a autistas e conscientização sobre saúde mental são solicitadas

Políticas públicas para a proteção de crianças autistas nas escolas municipais e de conscientização sobre a saúde mental foram solicitadas em indicações apresentadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (12).

• Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 07h46

Josemir Silva (Pros)

A Indicação nº 317/2023, apresentada por Josemir Silva (Pros), pediu que a prefeitura inclua no planejamento o uso de abafadores auditivos para pessoas com autismo e hipersensibilidade nas escolas do município.

Segundo justificativa do parlamentar, “alguns estudos relatam que cerca de 56% a 80% dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista, apresentam algum tipo de hipersensibilidade. No caso do som, quem tem essa disfunção percebe os ruídos de forma mais aguçada e até mesmo intolerável”.

“O uso de fones, abafadores de som para crianças com sensibilidade auditiva, ajudam a criança a se concentrar na tarefa que está realizando. Eles também podem minimizar o impacto de ruídos altos que uma criança com autismo pode achar assustador”, destacou.

Zé do Bode (MDB)

Já a Indicação nº 377/2023, apresentada por Zé do Bode (MDB), solicitou a elaboração e implementação de projetos destinados a promover a conscientização sobre saúde mental nas escolas da rede pública.

“Estamos na Campanha Setembro amarelo, e cabe ressaltar a importância da saúde mental na sociedade. É imprescindível que desde cedo nossos jovens recebam informações e ferramentas que os ajudem a compreender, respeitar e cuidar de sua própria saúde mental, bem como a identificar e apoiar colegas que possam estar passando por dificuldades emocionais”, justificou o parlamentar.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023