Página inicial > Notícias > Vereadora Eliene indica melhorias nas áreas de segurança, infraestrutura e educação

Três proposições foram apresentadas pela vereadora Eliene Soares (MDB) na sessão da Câmara Municipal de terça-feira (12), nas quais solicitou a criação de lei para resguardar a segurança da comunidade escolar; pavimentação asfáltica de trecho que interliga as etapas 2 e 4 do Bairro Nova Carajás; e a criação de lei para garantir intercâmbio de professores da rede pública municipal de ensino com instituições de ensino e cultura de outros estados brasileiros e de outros países.

• Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 08h44

Segurança
Na Indicação nº 421/2019, Eliene Soares propôs ao Poder Executivo Municipal que realize, por meio de lei, a definição do perímetro de segurança escolar, num raio de 100 metros, a partir dos portões das unidades de ensino, seguindo leis aprovadas em outros municípios, com vistas a garantir a integridade e a segurança dos alunos das escolas públicas de Parauapebas.

“Esta é mais uma medida que se soma a outras iniciativas já em curso, como a ronda escolar, que visa inibir o aliciamento de nossos jovens para o uso ou envolvimento com as drogas e outros meios e substâncias ilícitas”, explica a propositora.

Infraestrutura
Já na Indicação nº 432/2019, Eliene solicitou o asfaltamento de um trecho no Bairro Nova Carajás para garantir mobilidade eficiente à população residente na comunidade, bem como para os frequentadores do lago.

O trecho vai do fim da Rua 29, margeando o lago, até a Avenida Sossego. Esta, por sua vez, necessita de asfaltamento até a parte já pavimentada na quarta etapa. Segundo a vereadora, são menos de 500 metros de via a asfaltar, mas a ação terá impacto grandioso no sentido de facilitar e favorecer a mobilidade da população, que muitas vezes enfrenta transtornos para deixar o bairro e acessar a Rodovia PA 275.

“No Bairro Nova Carajás, a principal via de acesso encontra-se hoje com seu pavimento desgastado por ser frequentemente utilizada para entrar e sair do bairro. A proposta, então, é abrir caminhos alternativos, nisso inclusa a pavimentação asfáltica da continuação da Rua 29, no trecho entre as etapas 2 e 4”, informa.

Educação
Por fim, com o objetivo de garantir qualificação profissional, potencializar e elevar os indicadores de qualidade do ensino de Parauapebas, Eliene propôs na Indicação nº 436/2019 que seja criado um programa, por meio de lei específica, para regulamentar e subsidiar o intercâmbio de professores da rede pública municipal, a fim de que estes possam continuar se aprimorando ao longo do tempo e contribuir para a otimização do ensino local dispensado a crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Na opinião da vereadora, o Poder Executivo precisa fomentar a participação de seus profissionais em programas de intercâmbio, prospectando oportunidades, para auxiliar no processo de qualificação dos educadores.

“É fundamental que toda a comunidade escolar esteja por dentro das últimas pesquisas e informações relacionadas à educação, e busque conhecimento para se moldar e reinventar em tempos em que a tecnologia é o maior concorrente do educador. O professor não pode parar de estudar, tem que continuar a fazer cursos, especializar-se cada vez mais e dedicar-se à reflexão sobre a própria prática dentro das escolas. Quando um professor participa de um intercâmbio, traduz sua experiência de aperfeiçoamento em práticas pedagógicas, no dia a dia de aulas”, justificou.

Aprovação
As três indicações de Eliene Soares foram aprovadas e serão encaminhadas para que o prefeito Darci Lermen analise a viabilidade delas.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg