Página inicial > Notícias > Destaques > Plenário > Vereadoras propõem implantação de política de educação alimentar e combate à obesidade nas escolas

Vereadora Eliene sugere inclusão do ‘Dia Nacional da Consciência Negra’ no calendário municipal

Publicado em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 00h00 | Voltar à página anterior

Por meio da Indicação nº 318/2017, a vereadora Eliene Soares (PMDB) pediu ao prefeito Darci Lermen que inclua o “Dia Nacional da Consciência Negra”, comemorado em 20 de novembro, no calendário de eventos de Parauapebas. A proposição foi apresentada na última terça-feira (5) na sessão ordinária da Câmara Municipal.

No texto da proposição, a vereadora destaca que a referida data é um marco na saga do povo negro, pois foi nesse dia que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que representou a luta dos negros contra a escravidão no período do Brasil Colonial e morreu em combate, defendendo sua comunidade.

“Entendo como plenamente justificada mais esta homenagem a Zumbi, para que o povo do município de Parauapebas comemore o Dia Nacional da Consciência Negra e que as autoridades do município decretem feriado em nossa cidade”, argumenta Eliene Soares.

Segundo a parlamentar, o objetivo da medida é levar a sociedade a refletir sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira. “É o dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira”, finalizou.

A Indicação nº 318/2017 foi aprovada e será enviada ao prefeito Darci Lermen, para que analise a viabilidade da proposição.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Anderson Souza (AscomLeg)