Índios xikrin reivindicam melhorias nas aldeias e entregam cópia de projeto de lei a vereadores

Um grupo de índios xikrin foi recebido na última terça-feira (17) na sala de reunião da presidência da Câmara Municipal pelos vereadores Ivanaldo Braz (PDT), presidente do Poder Legislativo local; Raianny Rodrigues (Pros), Francisco Eloecio (Republicanos) e Israel Miquinha (PT), além de João Correa, chefe de Gabinete do Prefeito.

• Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2022, 10h52

Os indígenas reivindicaram do poder público municipal melhorias de infraestrutura nas áreas de saúde, educação, esporte e lazer em suas respectivas aldeias.

Um dos líderes entregou aos vereadores cópia de um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre promoção de política indigenista, criação da Coordenadoria Especial de Promoção dos Direitos Indígenas; do Conselho Municipal de Políticas Indigenistas e do Fundo Especial de Políticas Indigenistas.

Ao receber cópia da lei, o presidente Ivanaldo Braz informou aos índios que o plenário da Câmara iria ler o projeto de lei na próxima sessão do dia 24 e depois encaminhar a matéria para a procuradoria jurídica do Legislativo e Comissão de Justiça e Redação, para então, decorrido o prazo regimental, colocar o projeto em pauta para apreciação do plenário.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022