Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Joel do Sindicato cobra informações sobre as barragens de rejeito da Vale localizadas em Parauapebas

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada terça-feira (4), o vereador Joel do Sindicato (PSDB) apresentou a Indicação nº 201/2024 propondo ao prefeito Darci Lermen que solicite à Vale informações, em linguagem simples, sobre as barragens de rejeito localizadas no município.

  • Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 13h32

Joel do Sindicato - PSDB

“Considerando os riscos associados a essas estruturas e as possíveis consequências de um eventual rompimento, é fundamental que haja transparência e acesso às informações relevantes para a segurança e bem-estar dos cidadãos”, alertou o vereador na justificativa do pedido.

Joel do Sindicato ressaltou ainda a necessidade de verificar a conformidade das barragens com as normas e padrões de segurança vigentes, bem como de obter informações atualizadas sobre o plano de contingência estabelecido para lidar com eventuais emergências.

“Como mencionado no plano de contingência de 2023, a ruptura de uma barragem pode afetar diversos bairros do nosso município, o que torna ainda mais urgente a obtenção dessas informações”, destacou.

Além das informações sobre as barragens, o parlamentar pediu também a adoção das medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores e a preservação do meio ambiente no município.

Sessões em Libras
Na mesma sessão, Joel do Sindicato apresentou ainda a Indicação nº 223/2024, na qual pediu à Mesa Diretora da Câmara que seja incluída a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas transmissões das sessões da Casa de Leis em seus canais digitais.

“A iniciativa contribuirá significativamente para a democratização do acesso à informação, permitindo que pessoas surdas possam acompanhar e participar das discussões, debates e decisões que afetam diretamente suas vidas. Tal medida reforça o compromisso desta Casa Legislativa com a inclusão social e o respeito aos direitos de todas as pessoas”, argumentou o vereador.

Aprovação
As duas indicações foram aprovadas. A primeira foi enviada para análise do prefeito Darci Lermen e a segunda para o presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (União).

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024

Fim do conteúdo da página