Vereador Castilho pede que prefeitura sinalize proximidades das escolas e garanta mobilidade e infraestrutura na zona rural

Na sessão ordinária desta terça-feira (20), o vereador Luiz Castilho (Pros) valeu-se de suas prerrogativas parlamentares para requerer da prefeitura providências de sinalização vertical e horizontal, bem como faixas elevadas, em frente das escolas públicas e privadas do município; a reforma urgente na ponte sobre o Rio Novo, na Vicinal 5; e a restauração do poço artesiano e instalação de rede elétrica na comunidade 18 de Outubro, localizada no PA Carlos Fonseca.

Os pedidos foram oficializados nas indicações de nº 162, 206 e 207/2021, em que Castilho explicou ao plenário da Câmara a relevância e necessidade das ações solicitadas.

• Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 12h54

Sinalização em frente às escolas

A padronização da sinalização vertical e horizontal, bem como das faixas elevadas, em frente a todas as escolas públicas e privadas do município de Parauapebas, irá proporcionar aos pedestres, especialmente os alunos, bem como aos motoristas, melhor acessibilidade e condições de entendimento da sinalização, evitando possíveis acidentes.

Ao justificar a importância da sinalização, Castilho destacou que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sofreu muitas alterações. Para aumentar a segurança dos alunos, a padronização adequada da sinalização em frente às escolas com instalação de placas de regulamentação, advertência e indicação, possibilitará segurança destas vias, pois os alunos, ao perceberem a organização e o controle do fluxo de veículos, terão facilidade no entendimento, reduzindo os riscos de atropelamentos, além de conscientizar os motoristas sobre a necessidade de reduzir a velocidade e assegurar o direito dos pedestres.

Vereador Luiz Castilho

Ponte sobre o Rio Novo

A reforma da ponte é uma demanda apresentada por moradores que residem na Vicinal 5, sentido à Vicinal Barra do Cedro, onde a ponte existente sobre o Rio Novo está intrafegável em função dos danos sofridos com o tempo de utilização da via.

Segundo contou Castilho, o principal problema da ponte é uma das cabeceiras que a água das chuvas removeu, mas ainda faltam corrimãos e a ponte possui alguns buracos na estrutura. “Constatei o problema, por isso saliento que é necessário realizar este trabalho o mais breve possível, pois as famílias necessitam da via em todos os sentidos de tráfego”, ressaltou Luiz Castilho.

Poço da comunidade 18 de Outubro

Outra demanda apresentada pelos moradores ao vereador Castilho foi acerca da situação em que se encontra o poço artesiano da comunidade 18 de Outubro, no PA Carlos Fonseca.

Conforme assegurou Luiz Castilho, a água é um bem essencial para a manutenção da saúde, mas, especialmente à subsistência de quem reside naquela comunidade. E, ainda, a rede elétrica deve ser ligada para o funcionamento da bomba d’água. “O poço artesiano requer a reativação para alimentação da rede de água da comunidade, bem como requer sua manutenção contínua, fundamental na rotina cotidiana dos moradores da comunidade 18 de Outubro”, finalizou Luiz Castilho.

Votação

Ante a relevância dos pedidos e os consequentes benefícios que proporcionarão à população do município, os vereadores aprovaram em unanimidade as indicações apresentadas por Luiz Castilho. Com o parecer favorável da Câmara, as proposições serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar a viabilidade orçamentária de execução dos pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)