Vereador Leandro do Chiquito solicita pavimentação asfáltica no Liberdade II e poço artesiano no Parque Verde

O vereador Leandro do Chiquito (Pros) apresentou duas indicações na sessão da Câmara Municipal na última terça-feira (20), solicitando terraplanagem e pavimentação asfáltica na Rua Fernão Dias, Bairro Liberdade II (Indicação nº 201/2021); e construção de poço artesiano no Bairro Parque Verde (Indicação nº 209/2021).

• Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 15h55

Indicação nº 201
Nesta indicação, o legislador justifica que a Rua Fernão Dias se encontra em “péssimas condições de trafegabilidade”, necessitando em caráter de urgência dos serviços de terraplanagem e pavimentação asfáltica, pois os moradores sofrem constantemente com a lama no período das águas e com a poeira no período de estiagem, o que causa grandes transtornos e um sério prejuízo à saúde da população.

“Devido às condições precárias mencionadas acima, diversos acidentes já ocorreram com pedestres que por ali transitam, chegando, em alguns casos, a necessitarem de atendimento médico hospitalar em decorrência do infortúnio”, reclama Leandro do Chiquito, apresentando fotos que demonstram a dificuldade enfrentada pela população do Bairro Liberdade II.

O vereador sugere ainda para a referida via pública, que é bastante íngreme, a construção de uma escadaria, de modo a facilitar a locomoção da população, tendo como consequência maior segurança daqueles que por ali passam.

Indicação nº 209
Já para esta solicitação, o parlamentar informa que a comunidade do Parque Verde tem sofrido bastante com a falta de água frequente, tendo sido relatadas pelos moradores diversas ocorrências de ausência de abastecimento de água potável.

Segundo Leandro do Chiquito, o problema é ainda mais grave na referida comunidade, pois as cerca de 150 famílias dependem de poços artesanais caseiros que secam durante o período de estiagem, tendo estas pessoas que socorrer a carro pipa ou água não potável, inclusive para ter água para beber, ficando desta forma expostas a várias doenças, principalmente as crianças.

“Como forma emergencial de sanarmos as grandes dificuldades enfrentadas pela população com a falta de água potável, é extremamente necessária a construção de um poço artesiano com reservatório para abastecer os moradores da região, visto que, mesmo durante o período de alto índice de pluviosidade, ocorre a ausência de abastecimento de água naquela localidade”, pede o vereador.

Depois de lidas e apresentadas em plenário, as duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para serem avaliadas pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021