Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Zacarias Marques propõe construção de Museu da Roça e auxílio combustível para condutores do transporte de passageiros

Publicado em Quinta, 24 de Março de 2022, 13h02 | Voltar à página anterior

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (22), o vereador Zacarias Marques (PP) apresentou duas indicações e um requerimento.

Museu da Roça
A primeira proposição apresentada pelo parlamentar foi a Indicação nº 68/2022, na qual propôs a realização de estudo para analisar a viabilidade de construção do Museu da Roça.

“O museu em questão pretende agrupar objetos e artefatos que representam a rotina do homem do campo e da floresta, a dinâmica da terra e o segmento mineral e ambiental característico da nossa região. O que se pretende é resgatar a arquitetura da região amazônica e dar visibilidade à coleção de itens que há muito vêm sendo gerenciados pelo Sítio Açaizal e amigos”, informou.

A sugestão do vereador é para que o museu seja construído em área que compõe o Sítio Açaizal, localizado na Vila Cedere I. O espaço seria oficialmente transferido ao poder público municipal por meio de termo de cessão de uso. A área disponível para a obra é de 50x50 metros, correspondente a 2.500 metros quadrados.

“A obra trará desenvolvimento para região, o que contribuirá para geração de emprego e renda, favorecendo a educação acerca da cultura regional do município, melhorando a qualidade de vida da população e otimizando a rota turística do município de Parauapebas”, acrescentou.

Auxílio combustível
Em seguida, Zacarias Marques propôs, na Indicação nº 69/2022, a criação de programa de auxílio de um tanque de combustível para mototaxistas, taxistas, condutores de micro-ônibus coletivos e motoristas de aplicativos de Parauapebas.

Na proposição, o vereador argumenta que o momento atual da economia, com aumento de preços ligados ao mercado de consumo, e, em especial, ao mercado de combustíveis e ao cenário pandêmico, impacta diretamente no custo da prestação de serviços ligados ao transporte de passageiros.

“O auxílio de um tanque de combustível, sendo concedido aos profissionais elencados, ajudaria tanto na manutenção dos serviços quanto na manutenção dos preços dos serviços, já que o combustível é responsável por si só por consumir cerca de 50% do faturamento. Assim, com o crescimento da inflação ao menos em parte seria sanada com o auxílio a ser estudada a viabilidade e consequentemente concedido pelo poder público municipal”, explicou.

Hino do município
Por fim, Zacarias apresentou o Requerimento nº 4/2022 solicitando o desarquivamento do Projeto de Lei nº 94/2020, de autoria do Poder Legislativo, que dispõe sobre o hino de Parauapebas.

“O referido projeto visa oficializar o hino de Parauapebas idealizado por Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, com letra e música da professora Benilda Ferreira de Souza, efetivando dessa forma o que determina a Lei Orgânica Municipal”, informou.

Aprovação
As três proposições de Zacarias Marques foram aprovadas por unanimidade. As duas indicações foram enviadas para o Poder Executivo Municipal. Já o requerimento foi encaminhado à Mesa Diretora da Câmara.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2022)