Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Josivaldo e Elias solicitam melhorias no abastecimento de água e aquisição de área para construção de feira

Publicado em Quinta, 07 de Abril de 2022, 12h34 | Voltar à página anterior

Em duas indicações distintas, apresentadas na sessão ordinária da Câmara na última terça-feira (5), os vereadores Elias Ferreira de Almeida Filho (PSB), conhecido por “Elias da Construforte”; e Josivaldo Antonio da Silva (PP), conhecido como “Josivaldo da Farmácia”, solicitaram do governo municipal, respectivamente, que o Saaep busque alternativas de abastecimento de água à captação realizada no Rio Parauapebas (Indicação nº 98/2022); e aquisição de área para construção de feira no Bairro dos Minérios (Indicação nº 99/2022).

Abastecimento de água

Elias da Construforte

Neste pedido, Elias da Construforte explica que o Rio Parauapebas tem importância estratégica para o abastecimento local, por ser o principal manancial para captação de água e distribuição à população.

O parlamentar alerta que, diante do cenário atual em que se encontra o Rio Parauapebas, com o agravante da existência da barragem de rejeito da mineradora Vale que fica acima do ponto de capitação de água, e que por sua vez também capta a água para seus processos, em pouco tempo não terá água suficiente para atender plenamente à população e às principais demandas do produto no município.

Além do mais, uma eventual ruptura dessa barragem pode causar grandes prejuízos, comprometendo totalmente o abastecimento pelo Rio Parauapebas, que corresponde aproximadamente a 80% do abastecimento da cidade.

“Dessa forma, para que haja segurança hídrica no fornecimento de água, indico que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas [Saaep] adote medidas urgentes, com o fim de promover planejamento e novas alternativas de captação de água nos mananciais próximos, tais como Bacia do Lageado, Bacia do Rio Verde, Bacia do Rio Gelado e Bacia do Ilha do Coco, para que ocorra o curso do abastecimento ao rio”, destaca Elias da Construforte.

Construção de feira

Josivaldo da Farmácia

De acordo com Josivaldo da Farmácia, atualmente a Feira Verde, localizada num área imprópria, no Bairro dos Minérios, vem causando muitos transtornos aos feirantes que ali trabalham em estado vulnerável e inseguros, pois eles vivem na constante pressão de desocupação da área.

O parlamentar revela que a referida feira tem hoje aproximadamente 170 associados que dali retiram seu sustento e proporcionam dignidade aos seus familiares. Por isso, ele pede a atenção do governo municipal para conceder área para construção de um novo local para seu funcionamento com segurança.

Depois de lidas em plenário, as duas indicações foram aprovadas e encaminhadas para serem apreciadas pelo prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022