Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Proposição de Zé do Bode quer dá nome de Maria Estrela para Projeto Pipa

Proposição de Zé do Bode quer dá nome de Maria Estrela para Projeto Pipa

Publicado em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 09h31 | Voltar à página anterior

A Unidade de Serviço Socioassistencial Pipa, popularmente conhecida como Projeto Pipa, deve receber o nome de Unidade de Serviço Socioassistencial Maria Estrela. É o que prevê o Projeto de Lei nº 173/2023, de autoria do vereador Zé do Bode (MDB), que foi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (17).

Foto: Arquivo Ascom PMP

Na justificativa da proposição, Zé do Bode informa que a mudança tem como objetivo homenagear Maria Estrela, fundadora do Instituto Beneficente Amigos que Brilham, que teve uma história de dedicação e trabalho voluntário em Parauapebas. A homenageada faleceu em julho deste ano.

Maria José Silva, carinhosamente conhecida como Estrela, nasceu em Santa Inês, no Maranhão. Nos anos 2000 mudou-se para Parauapebas. Atuou como sargento militar e também foi servidora pública durante 15 anos na Secretaria Municipal de Saúde. Em 2016, ela criou o Instituto Beneficente Amigos que Brilham.

“Estrela Nunca mediu esforços para ajudar os mais necessitados. O Instituto Amigos que Brilham hoje possui utilidade pública municipal e estadual. A instituição desde sua criação ajudou mais de 23 mil famílias direta ou indiretamente, atuando em mais de 17 municípios no estado do Pará, destinando para a população que necessita cestas básicas, doação de perucas, assistência médica, muletas, cadeiras de roda e o principal muito amor”, relatou Zé do Bode.

Zé do Bode (MDB)

Divergências
O Projeto de Lei nº 173/2023 recebeu seis votos a favor, cinco contrários e teve uma abstenção. Os parlamentares que votaram contra reconhecem a importância da homenagem para Estrela, mas não concordam com a mudança do nome do Projeto Pipa.

“Acho que não é adequado devido a toda trajetória que o Projeto Pipa já tem em Parauapebas. A Estrela merece todas as homenagens do mundo, ajudou muitas pessoas, merece ser lembrada eternamente. Mas, o Projeto Pipa todos já conhecem com este nome, não acho que seja o melhor caminho”, opinou o vereador Léo Márcio (Pros).

Léo Márcio (Pros)

A vereadora Raianny Rodrigues (Pros) reconheceu como justa a homenagem, entretanto, sugeriu que o nome de Estrela fosse dado a outro espaço. “Sou contra mudar o nome do Projeto Pipa, sou filha desse projeto, tenho uma história com aquele local, e acho que assim como ocorreu com a proposta de mudança da Rua 14, pode haver rejeição por parte da população. Então, eu voto contra, mas voto a favor para que a gente coloque o nome da Estrela em outro local”.

Raianny Rodrigues (Pros)

Encaminhamento
O Projeto de Lei nº 173/2023 foi enviado para sanção ou veto do prefeito Darci Lermen. Caso seja sancionado, o Projeto Pipa será denominado como Unidade de Serviço Socioassistencial Maria Estrela. Caso o prefeito vete, retorna à Câmara para que os parlamentares decidam pela manutenção ou rejeição da matéria.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023