Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereador Luiz Castilho retorna à Câmara Municipal de Parauapebas

Vereador Luiz Castilho retorna à Câmara Municipal de Parauapebas

Publicado em Terça, 24 de Outubro de 2023, 19h18 | Voltar à página anterior

Após um ano e oito meses licenciado do Legislativo para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Obras, o vereador Luiz Castilho (Pros) retornou à Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) na sessão ordinária desta terça-feira (24). A suplente dele, Raianny Rodrigues (Pros), se despediu da Casa de Leis.

Luiz Castilho e Raianny Rodrigues

Logo no início da sessão, o presidente da CMP, vereador Rafael Ribeiro (MDB), concedeu a palavra à Raianny Rodrigues (Pros), que agradeceu pela oportunidade de ser vereadora, pela parceria dos demais vereadores, da família, de sua equipe e do prefeito Darci Lermen.

“E muito obrigada Castilho por me permitir viver esta experiência e poder aprender como funciona o Legislativo. Estar aqui foi a realização de um sonho e eu saio daqui vitoriosa e acreditando que eu plantei boas sementes como parlamentar, como mulher. E quero dizer a vocês que o nosso projeto segue com tudo, continuaremos com nossas ações sociais, porque eu continuarei a ser a Raianny Rodrigues dos movimentos sociais. Meu nome vai continuar crescendo nos quatro cantos dessa cidade, porque na minha vida nunca foi sorte, sempre foi Deus. Esse não é um adeus e sim um até breve!”, concluiu emocionada.

Raianny Rodrigues (Pros)

Posteriormente, durante o grande expediente, Luiz Castilho utilizou a tribuna e fez um balanço do período que esteve à frente da Secretaria Municipal de Obras (Semob). “A vida é feita de desafios e o processo político é muito dinâmico. No dia 17 de fevereiro de 2021, eu assumi o grande desafio de ser o secretário de Obras, para construir uma Parauapebas melhor. E só quem senta naquela cadeira sabe o quanto é deficiente nossa estrutura desde os seus primórdios e não é fácil resolver os problemas, mas é possível avançar com planejamento, com projeto e com responsabilidade de execução, assim, a gente vai avançando a cada dia”.

Segundo Castilho, Parauapebas possui 1.500 km de vias urbanas, dos quais faltam 350 km para pavimentar. O vereador destacou ainda algumas obras que foram entregues pela Semob durante sua gestão nas áreas da Educação, Saúde, Urbanismo e Infraestrutura:

- Escola Municipal de Educação Infantil Elonilda de Oliveira, no Bairro Apoena (WTorre), e Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Lago, no Bairro Jardim Planalto (Complexo VS-10);

- Unidade de Saúde Básica do Bairro Rio Verde e Unidade de Saúde Básica do Bairro Cidade Jardim;

- Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, no Bairro Cidade Nova; Praça das Flores, na PA-160; Praça dos Pioneiros, no Bairro Primavera; Praça do Bairro da Paz, na Avenida Araguaia e ampliação do estacionamento da portaria da Floresta Nacional de Carajás;

- Drenagem e pavimentação concluídas em vários bairros, como no Bairro Morada Nova, Talismã, São Lucas II, Linha Verde, Esplanada, VS-10 e em andamento nos bairros Betânia, Parque das Nações I e Cidade Jardim;

- Obras em fase de conclusão do Centro Tecnológico da Agricultura Familiar de Parauapebas (Cetaf) e a ampliação da Unidade Básica de Saúde da Palmares;

- Contratos finalizados de obras estruturantes.

Luiz Castilho (Pros)

“São muitas as obras das quais eu deixo um legado, mas não deixo sozinho, tudo isso foi construído com a equipe da Semob, a qual eu já deixo aqui os meus agradecimentos. Se não fosse o envolvimento de vocês, não alcançaríamos os resultados que tivemos em um ano e oito meses de gestão da Semob, e que nos dão o sentimento de dever cumprido. Volto hoje feliz, por tudo que realizei na Semob e sei que vou realizar muito mais aqui. Para a sociedade de Parauapebas digo de todo coração, volto pra cá com a mesma essência, contudo, mais experiente. Nosso gabinete continuará aberto para recebê-los e compreendê-los, para que saiam com os problemas resolvidos seja de forma individual, mas de preferência de forma coletiva”, finalizou.

Luiz Castilho está no segundo mandato na Câmara Municipal de Parauapebas. O primeiro foi na 8ª Legislatura (2017-2020), na qual foi presidente da Mesa Diretora no biênio 2019/2020. Com o retorno de Castilho à CMP, a Semob tem novo titular, Natal Pereira da Silva, que desempenhava a função de adjunto da pasta, e como adjunto assume Marco Aurélio de Souza.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023