Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Aprovada a concessão de títulos de “Cidadão Honorário de Parauapebas” para quatro personalidades do município

Publicado em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 11h11 | Voltar à página anterior

Quatro Projetos de Decreto Legislativo (PDL), que concedem o título de "Cidadão Honorário de Parauapebas" para pessoas com atuações relevantes no município, foram aprovados pelos vereadores na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na terça-feira (24).

O vereador Zacarias Marques (PP) apresentou o PDL nº 37/2023, que concede o título de Cidadão Honorário de Parauapebas para o repórter policial Ronaldo Modesto Pereira, o “Vela Preta”. Raianny Rodrigues (Pros) propôs a concessão da referida homenagem, por meio do PDL nº 38/2023, para o pastor Antônio Demilton dos Anjos Portela.

O vereador Joel do Sindicato (PDT) apresentou dois projetos: o PDL nº 40/2023, que concede o referido título para Manoel Fernandes, e o PDL nº 41/2023, que concede a honraria para Moacir Bispo dos Santos.

Os quatro projetos foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares presentes em plenário. A entrega das honrarias ocorrerá em sessão solene, a ser realizada pela CMP ainda neste segundo semestre de 2023.

Confira o histórico dos homenageados:
“Vela Preta”
Ronaldo Modesto Pereira, popularmente conhecido como "Vela Preta", nasceu em Pedreiras (MA). É solteiro e tem um filho de vinte e cinco anos. Trabalha em Parauapebas há vinte anos, inicialmente no Jornal Correio do Tocantins e atualmente no Grupo Correio de Parauapebas. Ele é reconhecido por sua atuação como repórter policial, cobriu fatos relevantes e marcantes na história do município. É extremamente dedicado à profissão, mesmo já tendo passado por dificuldades e enfrentado ameaças. Além de seu trabalho jornalístico, Vela Preta é evangélico e realiza atividades sociais em sua comunidade.

Zacarias Marques (PP) propôs a homenagem para Vela Preta

Antônio Demilton dos Anjos Portela
Antônio Portela chegou a Parauapebas em 1993 em busca de trabalho para sustentar sua família. Casado, ele é pai de sete filhos e tem dois netos. Formado em teologia e acadêmico de Direito, Pastor Antônio é Presidente da Assembleia de Deus Galiléia das Nações, onde se dedica a servir ao próximo, compartilhando seu conhecimento empírico adquirido ao longo de seus 50 anos de vida e oferecendo aconselhamento baseado em princípios bíblicos.

Raianny Rodrigues (Pros) propôs a concessão da homenagem para o pastor Antônio Portela.

Manoel Fernandes
Manoel Fernandes é natural de São Mateus (ES), casado, pai e avô, tem uma vida dedicada ao bem-estar da comunidade, participando ativamente de ações religiosas da Igreja Católica. Ele se destaca por seu envolvimento em projetos comunitários, programas de caridade e iniciativas sociais, onde oferece não apenas seu tempo, mas também seus recursos pessoais para apoiar os necessitados.

Joel do Sindicato (PDT) propôs a concessão dos títulos para Manoel Fernandes e Moacir Santos.

Moacir Bispo dos Santos
Moacir Bispo dos Santos nasceu em Ecoporanga (ES) e é graduado em Engenharia Elétrica. Em meados dos anos 1980 empregou-se na Serra dos Carajás como fiscal Engenheiro de obras. Ao enfrentar dificuldades trabalhistas, teve a iniciativa de criar uma instituição sindical justa. Estabeleceu parcerias com os trabalhadores e ajudou a unir a comunidade em torno de melhorias trabalhistas e qualificações profissionais. Criou o Sthopa Cidadão, atribuindo à entidade uma visão social e humanitária.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023