Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Obras de drenagem, pavimentação, de saúde e lazer são pedidas por vereadores

Obras de drenagem, pavimentação, de saúde e lazer são pedidas por vereadores

Publicado em Terça, 07 de Novembro de 2023, 09h56 | Voltar à página anterior

Os vereadores Josemir Silva (Pros), Zacarias Marques (PP), Zé do Bode (MDB), Cássio da VS-10 (PSD), Josivaldo da Farmácia (PP), Francisco Eloecio (Republicanos), Leandro do Chiquito (Pros) e Joel do Sindicato (PDT) pediram obras e ações nas áreas de pavimentação, drenagem, cultura e saúde, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na terça-feira (31). Foram solicitadas, por exemplo, recuperação de pontes, criação de uma nova unidade de saúde, além da criação de um teatro municipal.

Pavimentação e infraestrutura
Por meio da Indicação nº 454/2023, o vereador Josemir Silva (Pros) pediu a pavimentação asfáltica com meio fio e drenagem no bairro São José. O parlamentar destacou que a pavimentação é fundamental “para melhorar as condições de tráfego e mobilidade urbana” e, “o meio-fio e a drenagem são importantes para prevenir alagamentos e garantir o escoamento adequado da água da chuva”. “Será uma conquista para os cidadãos e cidadãs que ali residem”, definiu.

Já a Indicação nº 466/2023, apresentada por Zacarias Marques (PP), solicitou obras de drenagem e pavimentação asfáltica no setor Chácara das Palmeiras, que possui uma estrada em péssimas condições de trafegabilidade. “As condições em que a estrada se encontra, devido à lama e aos muitos buracos, podem acarretar danos aos veículos, trazendo prejuízos financeiros”, destacou o parlamentar.

O vereador Zé do Bode (MDB), por meio da Indicação nº 469/2023, requisitou a recuperação das duas principais pontes que dão acesso à comunidade PA União, próximo à Vila Brasil, na zona rural. Segundo o parlamentar, “os moradores da localidade relataram as dificuldades enfrentadas diariamente, devido à precária situação das pontes, que ainda são de madeira”.

Cássio da VS-10 (PSD) requereu, por meio da Indicação nº 473/2023, que se realize estudo e apresente um programa definitivo para solucionar o problema de água e esgoto em todo o Complexo VS-10. Segundo o vereador, “a falta de acesso à água potável e saneamento básico adequado constitui-se uma problemática que tem se arrastado por muito tempo e que clama por uma solução definitiva”.

A Indicação nº 475/2023 , proposta por Josivaldo da Farmácia (PP), pediu a instalação de bocas de lobo inteligentes em todo o município. Segundo o parlamentar, o sistema consiste “em um reservatório em forma de caixa vazada, geralmente de metal, que filtra os detritos carregados pela chuva como garrafas pets ou outros materiais, evitando que o sistema de escoamento seja entupido impossibilitando assim o normal escoamento da água da chuva”.

Já a Indicação nº 477/2023, apresentada por Francisco Eloecio (Republicanos), propôs um estudo de viabilidade técnica para revitalização e implantação de sinalização vertical e horizontal de trânsito no cruzamento da Avenida dos Ipês com as avenidas F e E. Segundo o vereador, a avenida concentra grande fluxo de pedestres e motoristas, “logo uma sinalização adequada e organizada pode melhorar o fluxo de tráfego nas avenidas indicadas e proporcionar mais eficiência no trânsito”.

Usina de compostagem
Leandro do Chiquito (Pros) sugeriu, por meio da Indicação nº 319/2023 , a criação de uma usina de compostagem no município. Ele destacou que “a compostagem é uma nova tecnologia para melhorar a reciclagem, que tem por finalidade transformar a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, gerando resultados positivos ao meio ambiente e a toda a população”. “Ademais impactando na economia local, com a geral de emprego e renda”.

Saúde
Na Indicação nº 476/2023, Josivaldo da Farmácia solicitou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Residencial Vale Do Sol. Segundo ele, quando os moradores da localidade precisam de atendimento, “acabam tendo que se deslocar até outros bairros para realizarem procedimentos primários de saúde”.

Teatro municipal
Por fim, a Indicação nº 470/2023, proposta por Joel do Sindicato (PDT), propôs a criação do Teatro Municipal de Parauapebas. Segundo ele, o município “carece de um espaço dedicado às artes cênicas, o que limita o acesso da população a espetáculos teatrais, apresentações musicais, peças de dança, entre outros eventos culturais”.

“A construção do teatro municipal também irá impulsionar a economia local, gerando empregos diretos e indiretos, além de atrair turistas interessados em prestigiar as produções artísticas da cidade”, concluiu.
Todas as indicações foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023