Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Câmara de Parauapebas aprova abono natalino para beneficiários do “Gira Renda”

Câmara de Parauapebas aprova abono natalino para beneficiários do “Gira Renda”

Publicado em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 20h24 | Voltar à página anterior

Cerca de 8 mil famílias, beneficiárias do programa "Gira Renda”, vão receber um abono natalino no valor de R$ 100 reais. A concessão do benefício está prevista no Projeto de Lei nº 287/2023, de autoria do prefeito Darci Lermen, que foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (22).

Presidente da CMP, vereador Rafael Ribeiro (MDB), e o primeiro-secretário, vereador Francisco Eloecio (Republicanos)

O “Gira Renda” é um programa municipal de transferência financeira que prevê a concessão de R$ 100 mensais para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Foi criado em 2019, por meio da Lei Municipal nº 4.782/2019.

De acordo com o Projeto de Lei nº 287/2023, o abono natalino será pago à família beneficiária devidamente cadastrada e em pleno gozo do “Gira Renda” até o dia 31 de dezembro de 2023. A estimativa, segundo o impacto orçamentário e financeiro da proposição, é de que seja gasto R$ 800 mil com o pagamento do abono.

“A medida ora apresentada vem a contribuir para que tais famílias possam ter um período de final de ano digno, não se podendo ignorar o período natalino contrastado com as dificuldades sociais enfrentadas, respeitando-se as possibilidades econômicas do município e prezando pelo interesse e moralidade pública”, ressalta o prefeito na justificativa do projeto.

Tramitação e votação
Como a CMP estava de recesso desde o último dia 18, o prefeito Darci Lermen convocou a reunião extra que foi realizada nesta sexta-feira por meio do Ofício nº 2202/2023, no qual justifica a urgência de votação do Projeto de Lei nº 287/2023 “por tratar-se de assunto de interesse público relevante”. O documento foi recebido na quarta-feira (20) e na mesma data o presidente da Casa de Leis, vereador Rafael Ribeiro (MDB), convocou os demais parlamentares para a sessão extraordinária.

Logo no início da sessão, o presidente da CMP colocou em votação o pedido de urgência na tramitação do Projeto de Lei nº 287/2023, que foi aprovado. A proposição foi analisada pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que teve Elias da Construforte (PSB) como relator; e de Finanças e Orçamento (CFO), na qual Leandro do Chiquito (Pros) foi o relator. Ambas foram favoráveis à aprovação da matéria.

Durante a votação, o projeto foi aprovado por unanimidade, por 12 votos a favor e nenhum contrário. O vereador Elias da Construforte, que foi autor da indicação que propôs a criação do programa “Gira Renda”, enfatizou que o abono natalino será bom para as famílias que vão receber e para a economia do município.

“Eu acredito que é o dinheiro mais bem investido que o governo pode fazer. Serão 800 mil investidos no nosso comércio local, vai movimentar a economia. Então, é um dinheiro bem investido”, destacou Elias.

Para Joel do Sindicato (PDT), a concessão do abono natalino aos servidores da CMP motivou o prefeito a criar o referido benefício do “Gira Renda”. “Parabéns, presidente Rafael Ribeiro, tenho certeza que o abono aprovado para os servidores da Câmara incentivou o prefeito. Lamento que seja só R$ 100, ainda assim, voto com muito prazer. Só quem sabe o valor de R$ 100 é quem já pegou comida no lixo como eu”.

Aurélio Goiano (PSD) criticou o valor do abono. Para o vereador, se o Governo Municipal fizesse um planejamento adequado do orçamento, seria possível conceder um benefício maior. “Eu não daria só R$ 100, porque eu não sou hipócrita. Dá R$ 100 é uma vergonha”, concluiu.

Léo Márcio (Pros) disse acreditar que o valor poderia ser maior também, mas avaliou como positiva a criação do abono. “Para algumas pessoas, R$ 100 pode não fazer muita diferença, mas para as famílias do ‘Gira Renda“ faz uma diferença tremenda. Eu já vi várias pessoas comemorando porque vão ter R$ 100 a mais”.

Já a vereadora Eliene Soares (MDB) acredita que futuramente o abono natalino será maior. “O valor é pouco, mas, infelizmente, nós temos muitas pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Se Deus quiser, ano que vem teremos um valor bem maior”.

Encaminhamento
Aprovado em plenário, o Projeto de Lei nº 287/2023 foi enviado para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023