Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores propõem melhorias nas áreas de infraestrutura, saneamento básico, saúde, educação e trânsito de Parauapebas

Publicado em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 08h27 | Voltar à página anterior

Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19, melhorias na distribuição de água, revitalização de escola, troca do sistema de refrigeração do hospital, construção de galerias pluviais, recuperação de rede de esgoto e construção de ciclovias. Esses foram pedidos de obras e serviços realizados pelos vereadores na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (27).

População acompanhou os trabalhos legislativos realizados nesta terça-feira (27).

Memorial
Na Indicação nº 22/2024, o vereador Joel do Sindicato (PDT) propôs ao Poder Executivo Municipal que seja construído um memorial em homenagem às vítimas da covid-19 em Parauapebas. De acordo com o parlamentar, o monumento será um espaço onde as pessoas poderão prestar suas homenagens e valorizar o sacrifício dos profissionais de saúde e de todos que estiveram na linha de frente no combate à pandemia.

“É fundamental que honremos a memória daqueles que perderam suas vidas para esse vírus implacável e que prestemos uma homenagem digna e respeitosa a todas as vítimas”, argumentou Joel.

Joel do Sindicato (PDT)

Distribuição de água
Na sequência, Josemir Silva (Pros) apresentou a Indicação nº 24/2024 solicitando melhorias na distribuição de água no Bairro São Lucas I. O vereador relatou que em visita ao referido bairro constatou a dificuldade hídrica vivenciada pelos moradores da localidade. “Observamos que é de vital importância a construção de um projeto que venha atender de fato aquela população, em sua maior parte baixa renda”.

Melhorias em escola
Josemir Silva apresentou ainda a Indicação nº 25/2024, na qual sugeriu a realização de um plano de ação urgente para execução de melhorias no espaço interno da Escola Municipal Criança Esperança, no Bairro Primavera.

Na proposição, o parlamentar informa que a comunidade escolar solicita a verificação e providências urgentes em relação a salas insalubres, sem janelas para ventilação adequada, com mofo e sem pintura; e banheiros sem acessibilidade, dentre outros problemas relatados por pais e responsáveis, que estão “cansados de tanto aguardar um olhar das autoridades por melhorias físicas do espaço”.

Josemir Silva (Pros)

Ciclovias
Logo depois, Israel Miquinha (PT) propôs na Indicação nº 26/2024 que seja realizado o alargamento, com a construção de ciclovias e pista para pedestres, da estrada de acesso da Palmares Sul à Palmares II.

“É necessário que se construa ao longo de todo o percurso citado ciclovias e pistas para pedestres, o que trará mais segurança a motoristas, ciclistas e pedestres, minimizando o risco de acidentes e trazendo mais qualidade de vida para os moradores do entorno”, defendeu. O vereador pediu ainda que seja colocada iluminação na via, pois no período ela se encontra totalmente no escuro, causando riscos de acidentes também.

Israel Miquinha (PT)

Refrigeração do HGP
Já Aurélio Goiano (PSD) requereu, por meio da Indicação nº 31/2024, a troca do sistema de refrigeração do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), em caráter de urgência. De acordo com o parlamentar, várias alas do hospital estão sem o funcionamento do sistema de ar condicionado.

Goiano explicou na proposição que a climatização de todos os ambientes do HGP é feita por um equipamento industrial modelo Chiller, que “atualmente se encontra bastante deficitário, apresentando diversos vazamentos, de modo que a manutenção preventiva tem se mostrado insuficiente, ocasionando a deficiência do equipamento”. Além disso, em algumas áreas do hospital foram instaladas centrais de ar condicionado autônomas, que causam sobrecarga na central elétrica, por isso a necessidade de troca do sistema de refrigeração.

Aurélio Goiano (PSD)

Esgoto
Josivaldo da Farmácia (PP) pediu na Indicação nº 32/2024 a execução da obra de construção de galerias pluviais e rede de esgoto na Rua São Lázaro, localizada no Bairro Betânia. O vereador informou que no ano de 2010, a prefeitura de Parauapebas iniciou a obra para implantação da infraestrutura de saneamento básico na via citada, entretanto, o serviço ainda não foi concluído.

“Os moradores desta via vêm sofrendo ao longo dos anos com o período chuvoso, uma vez que as águas percorrem os declínios da rua e represam, alagando a via, danificando casas, móveis, eletrodomésticos, etc. Em decorrência dessa situação, existe, também, a dificuldade de trafegabilidade de veículos e de passagem de pedestres”, relatou.

Josivaldo da Farmácia (PP)

A questão do saneamento básico também foi abordada por Leandro do Chiquito (Pros), que apresentou a Indicação nº 34/2024 solicitando a recuperação da rede de esgoto e do asfalto das ruas 9 e 15, no Bairro Vila Nova.

O parlamentar relatou que a população tem sofrido com “a precariedade no estado em que se encontram as condições de moradia, principalmente no que tange a saneamento básico, fator este que reflete significativamente na saúde e bem estar da população”. E ressaltou que “investir em infraestrutura é investir na qualidade de vida da população e no desenvolvimento humano, social e econômico de um povo”.

Leandro do Chiquito (Pros)

Encaminhamento
Todas as indicações foram aprovadas e enviadas para as devidas providências do prefeito Darci Lermen.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024