Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > CMP realiza sessão solene em comemoração pelos 40 anos da Escola Euclydes Figueiredo

Publicado em Segunda, 04 de Março de 2024, 08h21 | Voltar à página anterior

Os 40 anos da Escola Estadual de Ensino Médio General Euclydes Figueiredo foram celebrados em uma sessão solene especial realizada pela Câmara Municipal de Parauapebas na última sexta-feira (1). Professores, gestores, alunos, egressos, pais e familiares participaram da comemoração, que foi proposta por Anderson Moratorio (PDT) e aprovada por todos os parlamentares da CMP.

Mesa da solenidade

A mesa da solenidade foi presidida por Moratorio e composta ainda pela gestora da Diretoria Regional de Ensino (DRE), Maria de Sousa Fonseca; pelo diretor da Escola Euclydes Figueiredo, Arão Marques da Silva; pela coordenadora de infraestrutura da DRE, Neuma Maia Vasconcelos; e pela primeira diretora da escola, Iranildes Barata.

Na bancada de honra estiveram presentes Fernanda Barbosa, ex-aluna e que foi professora na instituição por 15 anos; Adriellen Lopes, estudante e representante do Grêmio Estudantil da escola; Aluísio Feitosa, professor com mais tempo em exercício do Euclydes Figueiredo, com 37 anos na docência; e o professor José Ramos, representando o corpo docente da unidade de ensino.

A Banda da Guarda Municipal participou da abertura da solenidade com a execução dos hinos: nacional, estadual e municipal.

Banda da Guarda Municipal

História
A Escola Euclydes Figueiredo foi fundada em 1984, antes mesmo da criação de Parauapebas, emancipada em 1988. Na época, a região integrava o município de Marabá e a inauguração da unidade de ensino marcou a chegada do ensino médio a região.

Iranildes Barata lembrou dos inúmeros desafios enfrentados na época, como o fato de as crianças não terem documentação, a alta incidência de malária e ainda os protestos constantes dos garimpeiros. Entretanto, mesmo com as dificuldades, a comunidade escolar persistiu e a unidade de ensino seguiu fazendo parte da vida dos moradores e do desenvolvimento da região.

“A Escola Euclydes Figueiredo é e sempre será uma grande referência. Eu costumo dizer que nós não formamos alunos, nós formamos cidadãos. E hoje quando vejo alunos formados, atuando nas mais diversas áreas, é uma realização. Desejo e espero que ela continue transformando vidas”, enfatizou.

Iranildes Barata foi a primeira diretora da escola Euclydes Figueiredo

Maria de Sousa Fonseca, que também já foi professora da instituição, destacou que na época a instituição possibilitou que os moradores de Parauapebas pudessem prosseguir nos seus estudos, sem precisar sair do município. “O Euclydes Figueiredo tem uma função social muito importante. É uma escola que executa o seu fazer pedagógico com muita qualidade. O maior legado da Escola Euclydes para Parauapebas é saber que essa instituição contribuiu para a vida de milhares de pessoas. Que ela continue a brilhar no coração da sociedade de Parauapebas”.

Gestora da Diretoria Regional de Ensino (DRE), Maria de Sousa Fonseca.

Para o diretor Arão Marques da Silva, é uma alegria contribuir com a formação de tantos alunos da Escola Euclydes Figueiredo. “É gratificante você ir nos lugares aqui em Parauapebas e verificar que em todos tem alguém que passou por aquela escola. É muito gratificante saber que mais de 15 mil pessoas que moram em Parauapebas e região estudaram no Euclydes Figueiredo. A escola forma 400 alunos por ano”, informou.

Anderson Moratorio, que é professor e tem uma atuação voltada para a educação também, enfatizou a importância da Escola Euclydes Figueiredo tanto para as pessoas quanto para o desenvolvimento da cidade.

“É uma honra fazer parte dessa história que foi construída por muitas mãos. Por gestores, pais, alunos. É fundamental que a gente continue nessa caminhada, que a gente garanta acima de tudo, não só formar grandes profissionais, mas, acima de tudo, formar cidadãos como disse Iranildes. Esse é o nosso grande compromisso enquanto professor, figura política, gestor. Coloco-me à disposição de todos. Essa é uma homenagem mais do que justa”, ressaltou.

Anderson Moratorio (PDT)

O vereador Aurélio Goiano (PSD) esteve na sessão solene e parabenizou os professores pelo trabalho. “Essa cidade precisava ter mais pessoas envolvidas na educação, quem sabe assim teríamos uma cidade que pensasse no futuro. Queria falar do meu apreço e admiração por todos os professores, inclusive pelo senhor professor Anderson”.

Aurélio Goiano (PSD)

Encerramento
A sessão solene foi encerrada com uma homenagem feita pelas alunas Letícia Milhomem e Adriellen Lopes, que cantaram a música “Era uma vez”, de Kell Smith.

Antes, Adriellen utilizou a tribuna, representando todos os estudantes e o Grêmio Estudantil da Escola Euclydes Figueiredo. “Nossa escola é parte do desenvolvimento dessa cidade, vem moldando gerações e impactando vidas ao longo dessas décadas. Hoje o sentimento é de gratidão. Passando esperança para o futuro e gratidão ao passado. Que possamos continuar honrando tradições e valores”, finalizou.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024