Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Luiz Castilho sugere implantação de redutores de velocidade nas proximidades de escola
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Luiz Castilho sugere implantação de redutores de velocidade nas proximidades de escola

Pensando na segurança da comunidade estudantil, o vereador Luiz Castilho (Pros) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (10) a Indicação nº 61/2020, propondo ao Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) a elaboração de estudo de viabilidade para implantação de redutores de velocidade nas proximidades do Centro Educacional Infantil Piuí-Piuí, localizado na Rua Carajá, no Bairro Parque dos Carajás II.

  • Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 15h49

De acordo com o parlamentar, a importância da sinalização correta no sistema viário, a fim de promover uma circulação justa, ordenada e segura dos veículos e pedestre, torna-se um imperativo.

Segundo ainda Luiz Castilho, a indicação tem como princípio básico a criação de regras que orientem o Poder Executivo na observância do Código de Trânsito Brasileiro e da Resolução nº 39/98, em seu artigo 1º.

O parlamentar aponta trecho do referido artigo, informando que a implantação de ondulações transversais e de sonorizadores nas vias públicas dependerá de autorização expressa da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via, podendo ser colocados após estudo de alternativas de engenharia de tráfego, quando estas possibilidades se mostrarem ineficazes para a redução de velocidade e acidentes.

Luiz Castilho destaca também no artigo primeiro da Resolução nº 39/98 que antes de implantar "lombadas/quebra-molas" as autoridades devem estudar alternativas de engenharia de tráfego, somente sendo lícito adotar as ditas lombadas quando outras opções disponíveis não surtirem eficácia na redução de velocidade e acidentes.

“Na execução deste pedido, deverá ser obedecido até agora o que determina o Código de Trânsito Brasileiro e as resoluções do Contran que tratam do assunto, estabelecendo um ordenamento de nosso trânsito, criando regras e estabelecendo padrões”, observa o vereador.

Após ser apresentada em plenário, a indicação foi aprovada pelos demais vereadores e agora seguirá para ser analisada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg

Fim do conteúdo da página