Página inicial > Notícias > Francisca Ciza solicita obras de infraestrutura para Morada Nova e rondas educativas no município

Na sessão ordinária desta terça-feira, 5 de maio, a vereadora Francisca Ciza (PP) apresentou ao plenário da Câmara de Vereadores duas indicações. As proposições detinham o objetivo de melhorar a infraestrutura do Bairro Morada Nova e promover rondas educativas na cidade.

• Publicado: Terça, 05 de Mai de 2020, 17h48

A implantação de infraestrutura, drenagem saneamento básico, iluminação pública, pavimentação asfáltica, abastecimento de água e limpeza de redutos no Bairro Morada Nova foi solicitada ao Poder Executivo por meio da Indicação nº 119/2020.

A legisladora pediu ao prefeito Darci Lermen que determine ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e à Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) que realizem, em caráter de emergência, o abastecimento de água e limpeza das vias. A vereadora ainda pediu à Secretaria Municipal de Obras (Semob) que promova a rápida pavimentação asfáltica e drenagem do bairro.

Francisca Ciza explicou que tem recebido por parte dos moradores de Morada Nova diversos pedidos em prol de melhorias para a população que ali reside e trafega. “As obras vão permitir o deslocamento com fluidez, especialmente dos moradores, bem como garantir acessibilidade aos munícipes”, ressaltou.

Vereadora Francisca Ciza

Na ocasião, a vereadora requisitou uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para realizar rondas educativas nos bairros periféricos da cidade.

Por meio da Indicação nº 121/2020, a legisladora solicitou à administração municipal que as rondas educativas conscientizem acerca da prevenção sobre covid-19. O pedido, realizado em razão da pandemia do coronavírus, é um mecanismo de esclarecer e orientar quanto à gravidade dos problemas nos bairros periféricos da cidade.

A vereadora Francisca Ciza destacou que alguns moradores que residem nos bairros mais afastados do centro da cidade estão questionando a falta de cuidados por parte de pessoas que residem no local.

“Alguns moradores continuam resistentes em deixar as ruas, fazendo reuniões e até mesmo festas em suas residências, inclusive com uma quantidade bem preocupante de pessoas. Por isso, é necessário adequar medidas para conscientizar as pessoas da total importância do isolamento contra essa doença”, finalizou a legisladora.

Encaminhamento

Para proporcionar aos moradores do Bairro Morada Nova melhor infraestrutura e oferecer aos munícipes entendimento e prevenção contra várias doenças, em especial contra a covid-19 e, consequentemente, diminuir as filas para atendimento hospitalar, os vereadores aprovaram as indicações. Com a aprovação, as proposições serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar se é possível implementar os pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Sousa (AscomLeg)