Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Vereadora Joelma pede retomada de obras de urbanização e organização de filas bancárias
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vereadora Joelma pede retomada de obras de urbanização e organização de filas bancárias

Em duas indicações apresentadas na sessão ordinária desta terça-feira (5), a vereadora Joelma Leite (PL) solicitou do governo municipal a retomada das obras de urbanização e revitalização do canal situado na Rua Belém, no Bairro Chácara do Sol, e pavimentação asfáltica da Rua São Paulo, no entorno do hospital de campanha que está sendo instalado na cidade (Indicação nº 120/2020); e ações para organização externa das filas bancárias, em períodos de alto fluxo de pessoas (Indicação nº 123/2020).

  • Publicado: Quarta, 06 de Mai de 2020, 18h24

Obras
Na justificativa da Indicação nº 120/2020, Joelma Leite explica que nas proximidades do local onde está sendo construído o hospital de campanha, num trecho da Rua Belém, foram iniciadas obras de urbanização e revitalização do canal, mas os serviços foram paralisados/abandonados, ocasionando vários transtornos, dentre eles o risco de acidente, uma vez que não foi instalada nenhuma barreira de segurança entre a rua e o canal, além do acúmulo de material na via pública.

Por outro lado, segundo ainda a legisladora, a Rua São Paulo, via de saída do hospital de campanha, encontra-se praticamente intrafegável, com buracos em toda sua extensão, o que prejudica demasiadamente o tráfego de veículos, que deverá se agravar com o funcionamento do hospital.

“O ente municipal é responsável pela manutenção e conservação das vias públicas. Assim, cabe a ele manter a pista sem a presença de buracos, remendos mal reparados e asfalto desnivelado, zelando pelo tráfego seguro e tranquilo aos condutores que por ali trafegam”, cobra Joelma Leite.

Filas
Com relação à solicitação de organização de filas externas em agências bancárias, a vereadora informa que desde o início do pagamento presencial do suporte financeiro (auxílio emergencial) para os trabalhadores informais foram registradas aglomerações diante das agências da Caixa Econômica Federal, cujo cenário, ao longo dos dias de pagamento, deixa a vereadora preocupada, pois as filas dobram as ruas e muitas pessoas chegam a dormir nas calçadas para garantir atendimento.

“Os bancos estão dentro das atividades essenciais e por isso não podem parar, mas precisamos encontrar um denominador comum para que as pessoas não sejam expostas da maneira como está ocorrendo”, destaca Joelma Leite, acrescentando que as aglomerações humanas contribuem para a disseminação do novo coronavírus e, portanto, representam ameaça à saúde das pessoas agrupadas em frente às agências bancárias.

Diante da preocupante situação, a parlamentar sugere ao Poder Executivo as seguintes ações:
a) Organizar o fluxo de veículos nas ruas onde funcionam as agências bancárias (no horário de funcionamento) para a instalação de tendas;
b) Disponibilizar cadeiras (cumprindo distanciamento mínimo) para acomodação das pessoas em atendimento;
c) Disponibilizar servidores para organizar as filas formadas pelos clientes na parte externa do estabelecimento;
d) Proceder com a devida higienização das cadeiras;
e) Disponibilizar produtos para higienização das mãos aos usuários e máscaras.

Depois de serem apresentadas em plenário, as duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora elas serão encaminhadas para o Poder Executivo programá-las.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg

Fim do conteúdo da página