Página inicial > Notícias > Ivanaldo Braz propõe chamadas de vídeos de pacientes internados por covid-19

Ivanaldo Braz propõe chamadas de vídeos de pacientes internados por covid-19

O vereador Ivanaldo Braz (PDT) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (12) a Indicação nº 130/2020, sugerindo o estabelecimento de visitas virtuais, através de videochamadas, a pacientes internados em decorrência do novo coronavírus nas unidades de saúde pública do município.

• Publicado: Terça, 12 de Mai de 2020, 17h28

“Estamos vivendo um momento peculiar na história, devido à pandemia da covid-19. O alto grau de contágio da doença e a inexistência de tratamento reconhecidamente eficaz têm exigido o distanciamento social, a quarentena e o isolamento, como medidas de mitigação da disseminação”, inicia Ivanaldo Braz, na justificativa da proposição.

Segundo o parlamentar, os pacientes que ingressam em internação hospitalar perdem, a partir de então, qualquer contato com seus familiares, o que é motivo de dor e angústia para todos, pois a doença tem alta taxa de letalidade.

Como o protocolo fixado pelo Ministério da Saúde proíbe a realização de visitas a hospitais, velório ou qualquer outra cerimônia fúnebre de corpo presente ou que gere aglomeração de pessoas, Ivanaldo Braz sugere que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sem dispensar seus protocolos de saúde e segurança sanitária, possibilite o contato entre os pacientes internados e seus familiares, através de visitas virtuais realizadas por meio de videochamada, para garantir conforto espiritual e psicológico a esses enfermos e seus familiares.

“Caberá à Semsa, através de seus técnicos competentes, operacionalizar a visita virtual, de modo a conciliar o contato entre os pacientes e seus familiares com as rotinas das unidades de saúde e as recomendações médicas pertinentes”, orienta o vereador.

Por entender a importância da indicação para os pacientes de coronavírus e seus respectivos familiares, os demais vereadores aprovaram a Indicação nº 130/2020, que será encaminhada para ser avaliada pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg