Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Vereadora Kelen Adriana exige que lei contra queimadas seja cumprida
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vereadora Kelen Adriana exige que lei contra queimadas seja cumprida

Na sessão ordinária da última terça-feira, 12 de maio, a vereadora Kelen Adriana (PTB) solicitou ao Poder Executivo que seja cumprida rigorosamente a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, especialmente durante a pandemia da covid-19.
  • Publicado: Sábado, 16 de Mai de 2020, 21h22
O pedido foi formalizado na Indicação nº 133/2020, em que a vereadora explicou que as queimadas, além de impactar negativamente o meio ambiente e aumentar a emissão de gases do efeito estufa, causam danos à saúde dos munícipes.
 
Para a vereadora, a emergência da pandemia trouxe mais uma forte razão para que o município combata os incêndios florestais e as queimadas. “Sabíamos que impedir as queimadas era fundamental para ajudar a reduzir o aquecimento global, os efeitos das mudanças do clima e a perda de biodiversidade. Agora, precisamos preservar o sistema de saúde pública do nosso município, evitando um colapso hospitalar por doença respiratória", destacou a legisladora.
 
Vereadora Kelen Adriana
 
Kelen Adriana ressaltou ainda que há uma necessidade de fiscalização mais rigorosa por partes das secretarias municipais para cumprir a Lei nº 9.605/98.
 
A vereadora alertou que propaganda em outdoor, em tv, rádio e mídias sociais, realizadas anualmente, não têm sido suficiente, já que é necessário fazer com que a lei seja cumprida por meio de fiscalização.
 
Lembrou também que o número de crianças e adultos com problemas respiratórios por conta da fumaça não pode aumentar, já que os maiores esforços têm sido no combate à pandemia.
 
A legisladora acrescentou que, dependendo da quantidade de fumaça inalada e do tempo de exposição, a pessoa pode evoluir de intoxicação a parada respiratória.
 
"Mais do que nunca, precisamos de respiração saudável e fumaça não combina com o sistema respiratório”, finalizou.
 
Ao ser colocada para apreciação, os vereadores aprovaram a indicação, que será enviada à administração municipal para análise de viabilidade orçamentária de execução do pedido.
 
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)
Fim do conteúdo da página