Página inicial > Notícias > Kelen Adriana solicita projeto que beneficie comerciantes com desconto de até 70% no IPTU

Por meio da Indicação nº 146/2020, a vereadora Kelen Adriana (PTB) sugeriu na sessão da última terça-feira (26) que o governo municipal crie um projeto de lei que conceda desconto de 50% a 70% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos fechados neste período de pandemia do novo coronavírus.

• Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2020, 20h42

“Solicito ao chefe de Poder Executivo que determine à Procuradoria Geral do Município que elabore um projeto de lei visando beneficiar os comerciantes que tiveram, por conta da pandemia da covid-19, seus estabelecimentos comerciais fechados, na isenção do pagamento de 50% a 70% do lPTU”, destaca trecho da justificativa da proposição.

Na avaliação de Kelen Adriana, esta grave situação que avassala o mundo, com previsões sombrias para Parauapebas, traz desde o começo muito medo à população. Por isso, ela explica que a presente indicação objetiva contemplar os comerciantes do município que trabalham e geram emprego em prol da população.

Mesmo assim, neste panorama ruim, assinala a vereadora, os empresários e comerciantes, com atitudes humanitárias e otimistas, se adequaram prontamente a esta condição de isolamento social. “É louvável a atitude deles, pois foram prontos em atender ao chamado do recolhimento social, que tem de um lado o benefício da diminuição da pandemia, mas por outro prejudica as finanças de suas empresas e negócios”.

Kelen Adriana pede também que os prazos para pagamento do IPTU sejam prorrogados para os meses de setembro, outubro e novembro do corrente ano, “uma forma de incentivo financeiro e ajuda a investir mais”.

Após ter sido apresentada em plenário, a indicação foi aprovada pelos demais vereadores e agora será encaminhada ao Poder Executivo para ser avaliada e implementada.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg