Página inicial > Notícias > Título de Cidadão Honorário a pioneiro de Parauapebas é proposto por Zacarias Marques

Por meio do Projeto de Decreto Legislativo n° 30/2020, o vereador Zacarias Marques (PP) propôs a concessão do título de Cidadão Honorário de Parauapebas ao senhor Manoel Arsênio Pinheiro, popularmente conhecido como Manoel Bomdrim, em reconhecimento aos importantes serviços prestados ao município.

• Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 19h36

Zacarias Marques - PP

De acordo com Zacarias, o homenageado é um pioneiro que constituiu família em Parauapebas e contribuiu com o desenvolvimento da cidade. “É um cidadão que tem uma história de luta, de perseverança. Aqui criou os filhos e sempre empreendeu, ajudou a impulsionar a economia do município”.

História
Manoel Arsênio Pinheiro chegou a Parauapebas há cerca de 30 anos, em busca de uma vida melhor. No início, enfrentou muitas dificuldades para arranjar emprego e ficou por um ano de forma clandestina no Núcleo de Carajás, quando não era possível nem mesmo fazer compras no comércio local sem a apresentação de crachá funcional.

Apesar da experiência no segmento da construção civil, Manoel trabalhou como auxiliar de serviços gerais, na empresa Bomdrim Dedetização. No ano de 1991, conheceu a atual esposa, motivo que o levou a morar em Parauapebas, em caráter definitivo, formando sua família e permanecendo unidos até hoje.

Após oito anos trabalhando na mesma empresa, tornou-se dono ao adquirir 100% das ações. Pela atuação na empresa, passou a ser chamado e conhecido como Manoel Bomdrim. Com trabalho e perseverança, conseguiu construir um patrimônio sólido trabalhando em Parauapebas.

Manoel também teve participação em entidades, foi presidente de grêmios estudantis, pois concluiu o ensino fundamental e médio já na fase adulta. Assim, lutou pelas causas estudantis, conseguindo convênios com os governos federal, estadual e municipal.

Além disso, ele sempre esteve nos bastidores políticos, apoiando candidatos diversos, entre eles Milton Martins, Francisângela Rezende, Faisal Salmen, Devanir Martins e Zacarias Marques. Entretanto, nunca quis ser candidato a nenhum cargo.

Aprovação
O Projeto de Decreto Legislativo n° 30/2020 foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira, 1º de dezembro.

A entrega da honraria será marcada posteriormente pelo autor da proposição, juntamente com o presidente da Câmara, Luiz Castilho (Pros).

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Rodrigo Antunes