Página inicial > Notícias > Pioneiros de Parauapebas são homenageados com título de cidadania

Pioneiros de Parauapebas são homenageados com título de cidadania

O vereador Zacarias de Assunção Vieira Marques (PP) propôs na sessão extraordinária desta quinta-feira (17) que a Câmara de Vereadores concedesse o Título de Cidadão Honorário ao senhor José Manoel Conceição do Nascimento e de Cidadã Honorária à senhora Risonete Mota e Sousa.

• Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 10h35

Na sessão, o legislador ressaltou a importância das trajetórias de Manoel e Risonete para o desenvolvimento econômico de Parauapebas. As homenagens foram propostas nos projetos de Decreto Legislativo nº 37 e nº 38/2020, que após serem lidos e debatidos foram aprovados em unanimidade pelos demais parlamentares.

Manoel tem uma história de superação, constituiu família e enxergou oportunidades de empreender em Parauapebas, mesmo quando esta terra era apenas uma vila. “Maninho”, como é conhecido, chegou a Parauapebas em 1987 e começou sua jornada de trabalho no garimpo. Em seguida, trabalhou em uma panificadora. Com o resultado de seu trabalho, conseguiu comprar uma casa para seu pai na cidade de Vitorino Freire, Estado do Maranhão. Depois, decidiu empreender na área de supermercado e construção de casas para alugar. Mais tarde, seguiu definitivamente o setor hoteleiro. Através de seus empreendimentos, “Maninho” gerou centenas de empregos para a comunidade de Parauapebas.

Por sua vez, Risonete, que é formada em administração de empresas com especialização em gestão de pessoas e gestão financeira, é empresária desde 2010, quando montou sua empresa no ramo de entretenimento. Mas já havia atuado no Sebrae por mais de 18 anos e empreendido em diversos segmentos como, por exemplo, o turismo e floricultura.

“Rizzo”, como é carinhosamente conhecida, também fez parte da criação da Associação das Mulheres de Parauapebas e desde 1994 participa da Semana da Mulher com a equipe do Bairro Rio Verde. “Rizzo” ainda foi presidente da União dos Ciclistas de Parauapebas (UCP) por quatro anos, desenvolvendo o ciclismo no município e promovendo este esporte, que é sua grande paixão.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg)