Página inicial > Notícias > Vereador Odilon pede criação de Casa de Apoio em Belém

Vereador Odilon pede criação de Casa de Apoio em Belém

A reivindicação pela implantação de uma casa de apoio na capital paraense para auxiliar os pacientes que precisam realizar tratamento fora do município é uma luta antiga dos parlamentares de Parauapebas.

• Publicado: Terça, 19 de Mai de 2015, 21h48
imagem sem descrição.

Em agosto de 2013, a vereadora Luzinete Batista apresentou ao plenário a Indicação n° 139/2013 que solicitava ao Poder Executivo a criação de uma casa de apoio. Apesar de aprovado no parlamento, não houve a implementação do pedido.
Ao verificar a dificuldade que os pacientes continuam enfrentando, o vereador Odilon Rocha (SDD) apresentou a Indicação n° 14/2015, em que pede que a casa seja instalada urgentemente. “Como bem frisou a vereadora Luzinete, quando apresentou a indicação citada, existe a 'necessidade urgente da criação de uma casa de apoio' em Belém, para atender aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) encaminhados para tratamento de saúde naquela cidade, em suas necessidades não supridas por este município”, explicou Odilon Rocha.
A maior parte dos dependentes desse tipo de tratamento é formada por pessoas sem recursos financeiros e, portanto, não tem como bancar suas despesas com hospedagem e alimentação, visto que as diárias pagas pelo SUS não são suficientes para cobrir todos os gastos.
Em consequência disso, aliada às dificuldades nos constantes deslocamentos, principalmente dos que moram nas colônias e vilas deste município, a falta de apoio na capital faz com que muitos desistam do tratamento, gerando, em alguns casos, desfechos inesperados para os doentes e seus familiares.
“A instalação dessa casa de apoio em Belém, além de incrementar a qualidade e eficiência dos serviços prestados aos dependentes do TDF, melhorará a autoestima dos usuários e trará melhor transparência quanto ao respeito e consideração que o poder público deste município dispensa a seus moradores”, concluiu o parlamentar.