Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Eliene Soares reivindica recuperação asfáltica, saúde móvel para mulher e saúde e segurança escolar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Eliene Soares reivindica recuperação asfáltica, saúde móvel para mulher e saúde e segurança escolar

A vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou na sessão desta terça-feira (20) três indicações, solicitando do governo municipal recuperação asfáltica e sinalização de trecho da Rua Perimetral Norte, no entroncamento com a Rua Santa Catarina, Bairro Liberdade (Indicação nº 168/2021); aparelhagem da Unidade de Saúde Móvel da Mulher com tecnologia de última geração para investigação de lesões suspeitas da mama, do colo e do útero (Indicação nº 217/2021); e análise do projeto “Saúde e Segurança na Escola”, visando à inserção da pauta como componente curricular complementar no ensino fundamental da rede municipal (Indicação nº 218/2021).

  • Publicado: Quarta, 21 de Abril de 2021, 11h09

Rua Perimetral Norte
Segundo a vereadora, a Rua Perimetral Norte nunca esteve tão movimentada quanto atualmente, pois representa uma válvula de escape para quem sai do Bairro Liberdade rumo ao Bairro Rio Verde, sem passar pelo Bairro União. A via de acesso também serve obrigatoriamente a quem vai ao União ou à Cidade Nova pela ponte da Rua Santa Catarina, que provisoriamente se tornou mão dupla.

De acordo ainda com a parlamentar, em razão da interdição de uma das pontes sobre o Igarapé Ilha do Coco (na Rua Vinicius de Moraes), a Perimetral Norte virou “caminho de roça” para acessar a ponte que se encontra com passagem liberada na Santa Catarina, mas o trecho da Perimetral, entre a Santa Catarina e a Vinicius de Moraes, não estava preparado para receber cerca de três mil veículos por dia.

“Por consequência, o que era uma rua aparentemente bucólica, convivendo ora com buracos, ora com lamas, agora é uma das vias mais badaladas do Liberdade, convivendo com uma avalanche de carros, motos, caminhões, caçambas, buracos ainda maiores e poças de lama gigantes toda vez em que chove, além de acidentes diários”, reclama Eliene Soares.

Saúde Móvel da Mulher
Neste pedido, a vereadora revela que Parauapebas está às vésperas de ganhar sua primeira Unidade Móvel de Saúde da Mulher, fruto de ação da Casa de Leis em 2019, por meio da Emenda Parlamentar nº 263/2019.

Trata-se de uma carreta semirreboque que irá levar atendimentos diversos às mulheres de Parauapebas, na cidade e no campo, com investimento estimado de R$ 1 milhão e 655 mil, com prazo de entrega de até quatro meses após a emissão da ordem de compra.

Conforme informou Eliene Soares, atualmente o município tem cerca de 110 mil habitantes do sexo feminino, cuja meta de exames de mamografia tem sido alcançada, mas a Secretaria Municipal de Saúde tem apresentado dificuldade para bater a previsão de coleta de exames citopatológicos.

Dados do Ministério da Saúde revelam que o câncer mantou, até 2019, um total de 429 mulheres em Parauapebas. Os anos mais letais foram 2018, com 42 óbitos, e 2019, com 40 mortes.

Para combater essas doenças, a vereadora pede que o governo municipal aparelhe a unidade móvel com equipamentos de alta tecnologia como mamógrafo 3D, infraestrutura com consultório para realização de exames preventivos, sala de mamografia, tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, recepção e sala de espera, além de plataforma de acesso para mulheres com necessidades especiais.

Saúde e Segurança na Escola
Nesta indicação, Eliene Soares diz que a pandemia pegou todo mundo de surpresa e as instituições de ensino, sobretudo as escolas públicas, tiveram de lidar com um cenário adverso e completamente novo. A adaptação à nova realidade não foi — e continua não sendo — fácil, pois em pouco tempo foi necessário colocar em prática diversas ações impensáveis para dar continuidade ao aprendizado dos estudantes.

Para além da discussão em torno da covid-19, é consenso entre especialistas da área educacional que o assunto vai entrar na pauta e, por conseguinte, nos projetos pedagógicos das unidades de ensino, devido ao estresse emocional decorrente de afastamentos e perdas de entes queridos durante a pandemia.

Nessa perspectiva, haverá oportunidades para ampliar o currículo e os projetos pedagógicos das escolas, em consonância com os acontecimentos da atualidade. Entre essas atualidades está o tema “saúde e segurança do trabalho”, que pode ser abordado de forma interdisciplinar, disponibilizando saberes e essências preventivas a professores, pais e alunos.

“Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação [Semed] está com um projeto complementar ao programa curricular pronto e apto para ser colocado em prática nas escolas da rede municipal, de forma institucionalizada. O projeto é assinado pelo matemático João Batista Viana Everton, atual coordenador do Programa de Saúde e Segurança na Escola da Semed”, informa a parlamentar.

Diante do exposto, Eliene Soares solicita ao Poder Executivo que analise o projeto “Saúde e Segurança na Escola”, proceda a sua institucionalização já a partir deste ano e garanta recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 para sua execução e devida aplicação na rede municipal, tão logo as aulas presenciais sejam retomadas, para difusão dos conhecimentos propostos e essenciais a uma rede composta por 48 mil estudantes.

Depois de serem lidas, as três indicações foram aprovadas por unanimidade e agora elas seguem para serem analisadas pelas secretarias municipais de Obras, de Saúde e de Educação.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021

Fim do conteúdo da página