Página inicial > Notícias > Vereadores pedem ações nas áreas de saúde, trânsito, moradia e esporte

Vereadores pedem ações nas áreas de saúde, trânsito, moradia e esporte

Ações voltadas para a melhoria da saúde mental de trabalhadores, para a valorização de servidores e para a prevenção de endemias foram solicitadas pelos vereadores de Parauapebas na sessão ordinária da última terça-feira (27). Os parlamentares ainda solicitaram ações voltadas para a organização de trânsito, criação de programa de habitação e esporte. As indicações aprovadas serão encaminhadas ao Poder Executivo para providências.

• Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 14h08

Saúde
Por meio da Indicação nº 23/2024, Joel do Sindicato (PDT) pediu a criação de programas de apoio psicológico e assistência social para motoristas rodoviários, visando o enfrentamento de problemas como estresse, ansiedade, isolamento durante as viagens e a pressão psicológica.

Segundo o parlamentar, “ao priorizar a saúde mental desses profissionais, estamos não apenas contribuindo para o seu bem-estar individual, mas também para a segurança viária e a qualidade das condições laborais no município”.

Joel do Sindicato (PDT)

Já a Indicação nº 30/2024, proposta por Zacarias Marques (PP), pediu a regulamentação do anteprojeto de Lei que institui a gratificação de risco para os servidores legalmente investidos na função de autoridade sanitária para o exercício das atividades de Vigilância Sanitária.

O vereador argumentou que “a vigilância sanitária é entendida como um conjunto de ações capazes de eliminar, reduzir ou prevenir riscos à saúde e de intervir em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, na produção e na circulação de bens, bem como na prestação de serviços de interesse da saúde”. “Estando assim, evidenciada a necessidade de se dar incentivo aos referidos servidores”.

Zacarias Marques - PP

Já o Requerimento nº 8/2024, de autoria de Zé do Bode (MDB), pediu que a presidência da Câmara cobre informações sobre a logística de trabalho e visitação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) para a prevenção e controle dos casos de dengue no município.

Para o parlamentar, o objetivo é garantir que a população “tenha acesso à informação sobre os planos de ação do poder público sobre as medidas adotadas para evitar o aumento de casos da doença em nosso município”.

Zé do Bode - MDB

Trânsito
Por meio da Indicação nº 37/2024, Léo Márcio (Pros) pediu que o Executivo regulamente a estruturação do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas.

A medida é importante, segundo o parlamentar, pois “atualmente, os cargos de chefias, dentro do departamento, dentre coordenadores e diretores, são remunerados mediante o acréscimo de horas extras, tendo em conta que não existem, em lei, os cargos específicos”.

Léo Márcio - Pros

Habitação e esporte
Na área da habitação, a Indicação nº 29/2024, proposta por Zacarias Marques (PP), pediu ao Executivo a realização de um levantamento socioeconômico para a criação de projeto habitacional para os associados do Instituto Brilhar.

Em sua justificativa, Zacarias citou que o direito à moradia é constitucional e “envolve vários aspectos: segurança na posse, disponibilidade de serviços, equipamentos e infraestrutura, disponibilidade de moradia a preços acessíveis, habitabilidade, acessibilidade, localização e adequação cultural”.

Por fim, a Indicação nº 33/2024, proposta por Josivaldo da Farmácia (PP), pediu a criação de um projeto de esporte para a melhor idade no município. Na opinião do vereador, “a prática de esporte tende a melhorar a autoestima, a saúde física e mental, e da qualidade de vida, dos tão amados idosos parauapebenses”.

Josivaldo da Farmácia - PP

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024