Página inicial > Notícias > Indicações aprovadas pedem retorno do transporte escolar e melhorias nas escolas

Duas indicações que visam melhorias na educação do município foram aprovadas pela Câmara Municipal de Parauapebas na sessão ordinária da última terça-feira (27). Os vereadores ainda rejeitaram uma Moção de Repúdio ao secretário de Educação.

• Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 14h51

Anderson Moratorio - PDT

A Indicação nº 35/2024, proposta por Anderson Moratorio (PDT), pediu o retorno urgente das rotas do transporte escolar no município. O vereador destacou que foi procurado por populares “que rogam ajuda quanto à rota do transporte escolar”. Ele justificou que, em bairros como o Jardim Canadá II, Céu Azul, que possuem em média 80 crianças que necessitam do serviço, estão sem o transporte escolar desde o mês de novembro do ano passado.

“A comunidade não pode mais esperar por ações efetivas. É responsabilidade do Executivo Municipal garantir o direito de acesso escolar aos estudantes, priorizando recursos para resolver essa problemática que afeta diretamente a vida de tantas pessoas”, argumentou.

Também de autoria de Moratorio, a Indicação nº 36/2024 propôs melhorias de infraestrutura nas escolas. “O gabinete deste vereador é procurado diariamente por populares que rogam ajuda quanto às péssimas condições das estruturas das escolas da rede municipal de ensino, colocando milhares de alunos em risco”, declarou.

O parlamentar enfatizou ainda que “é responsabilidade do Executivo Municipal garantir o direito de acesso escolar aos estudantes, priorizando recursos para resolver essa problemática que afeta diretamente a vida de tantas pessoas”.

Moção de Repúdio
Por fim, o parlamentar apresentou a Moção de Repúdio nº 3/2024, em desfavor do secretário municipal de Educação, José Leal, pelo que o parlamentar definiu como péssimos serviços prestados à frente da pasta.

O vereador destacou que a medida “não tem o teor de rejeição pessoal ou profissional ao gestor. “Tem sim essa a finalidade de repudiar as suas ações (ou falta delas) no que se refere ao planejamento de ações da pasta que se mostram totalmente desencontradas e, como consequência, estão afetando diretamente nosso bem mais precioso, as nossas crianças, os nossos estudantes”, argumentou.

A moção, no entanto, foi rejeitada por maioria dos votos, contando com apenas duas manifestações favoráveis, de Moratorio e Aurélio Goiano (PSD).

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024