Página inicial > Notícias > Pavimentação e revitalização de ruas são solicitadas por vereadores da Câmara de Parauapebas

Os vereadores Josemir Silva (Pros), Israel Miquinha (PT), Zacarias Marques (PP), Josivaldo da Farmácia (PP) e Zé do Bode (MDB) apresentaram indicações solicitando pavimentação asfáltica e melhorias na infraestrutura dos bairros na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (5).

• Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 15h35

Na mesma sessão, ainda no âmbito de obras e infraestrutura, Aurélio Goiano (PSD) e Anderson Moratorio (PDT) apresentaram requerimento propondo a convocação do secretário municipal de Obras.

Pavimentação
Josemir Silva solicitou, por meio da Indicação nº 39/2024, a pavimentação asfáltica com meio fio e drenagem, no Bairro Bom Jesus, no Complexo VS-10. De acordo com o parlamentar, a ausência de pavimento “gera transtornos diários para os moradores”. “Incluindo poeira no verão, e lama no período de chuva, gerando dificuldades de locomoção e impactos na qualidade de vida”, destacou.

Josemir Silva - Pros

A Indicação nº 40/2024, proposta por Miquinha também pediu ao Executivo Municipal a realização de recuperação e pavimentação asfáltica, nesse caso, nos bairros Palmares Sul, Palmares II, Nova Conquista e Nova Vitoria.

“Tais melhorias garantem um patamar satisfatório de qualidade de vida, segurança, saúde e promovem um ambiente propício para o desenvolvimento econômico e pessoal, de toda comunidade”, argumentou.

Miquinha - PT

Já Zacarias Marques apresentou a Indicação nº 45/2024, para que seja retirada a rotatória localizada na PA-275, em frente ao Assaí Atacadista. Segundo o vereador, a obra se mostrou ineficaz “na organização do trânsito e na prevenção de acidentes naquele local, e provoca ainda, atraso no tráfego”.

Acrescentou ainda que “a rotatória constantemente provoca acidentes, e em muitas ocasiões, com vítimas fatais. A área em que está localizada é pequena e dificulta o entendimento dos condutores quanto à preferência, provocando abalroamentos”.

Zacarias Marques - PP

Na mesma linha, a Indicação nº 48/2024, proposta por Josivaldo da Farmácia, propôs um programa de revitalização das ruas do bairro Vale dos Carajás. “A qualidade das vias pode impulsionar o desenvolvimento econômico local considerando que as condições das ruas tornam os bairros mais atraentes para negócios e investimentos, estimulando o comércio local e criando oportunidades de emprego”, argumentou.

Josivaldo da Farmácia - PP

Por fim, a Indicação nº 50/2024, proposta por Zé do Bode, solicitou a realização de obras emergenciais de infraestrutura nos bairros Parque das Nações, São Lucas, Jardim América, Santa Luzia, Bom Jesus, Minas Gerais e Brasília.

De acordo com o parlamentar, “os moradores desses bairros têm enfrentado diversas dificuldades devido à falta dos serviços públicos básicos. “É fundamental que medidas sejam tomadas para melhorar a qualidade de vida e garantir o bem-estar dessas famílias”.

Zé do Bode - MDB

Todas as indicações foram aprovadas e enviadas para as devidas providências do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Obras, Natal Silva.

Requerimento
A Câmara votou o Requerimento nº 1/2024, proposto pelos vereadores Aurélio Goiano (PSD) e Anderson Moratório (PDT), que pede a convocação do secretário Natal Silva para prestar esclarecimentos sobre uma licitação, na modalidade carta-convite, para construção de um estacionamento na Avenida Liberdade entre a Rua Olga Prestes e a Avenida Cláudio Coutinho.

Aurélio Goiano - PSD

Na proposição, os parlamentares afirmam que já existe um estacionamento no local. “São fortes indícios de desvio de conduta e improbidade administrativa, sendo pertinente que esta Casa de Leis convoque o secretário para prestar os devidos esclarecimentos sobre o assunto”.

Anderson Moratorio - PDT

Entretanto, o pedido acabou rejeitado por oito votos contra e três a favor. Além dos requerentes, apenas o vereador Joel do Sindicato (PDT) votou favorável.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024